Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Veja como aumentar a proteção com um Seguro RC Profissional
Proteger o patrimônio e conservar a reputação são duas das coisas mais importantes para o empresário. A questão é, como o profissional pode conseguir isso e ao mesmo ter tranquilidade para desempenhar suas atividades? A resposta é simples: com um Seguro RC Profissional.
Quer proteção contra eventualidades que podem prejudicar o seu nome ou patrimônio? Veja nesse post o que é responsabilidade civil, quais profissionais podem ser acionados na justiça por esse motivo e como o seguro profissional funciona.
Veja também quais são as principais categorias no RC Profissional, por que é importante investir nesse seguro e quais as coberturas básicas. Ainda, o que a modalidade não cobre e como fazer a contratação em poucos passos.
Esperamos que goste. Boa leitura!
O que é responsabilidade civil?
A responsabilidade civil está relacionada a omissão ou ação que acarreta danos a outras pessoas. Ou seja, todo indivíduo que agir de forma irresponsável (sem intenção) e a atitude prejudicar terceiros, tem a responsabilidade civil de reparar o dano.
Quais profissionais podem ser acionados na justiça por esse motivo
Existem profissões cujo grau de responsabilidade civil é maior por envolverem a vida, segurança, integridade e saúde de outras pessoas.
Profissionais liberais como médicos, advogados, corretores de imóveis, agentes de viagens, dentistas, contadores, engenheiros e arquitetos, por exemplo, podem ser acionados na justiça caso alguma ação não intencional resulte danos aos pacientes ou clientes.
Profissionais de mídia, diretores e executivos, que geralmente trabalham com um grande número de pessoas, também podem receber uma intimação caso os colaboradores, parceiros ou associados se sintam lesados em algum momento.
Seguro RC Profissional: como funciona?
O Seguro RC Profissional, também conhecido como Responsabilidade Civil Profissional, é uma modalidade de seguro que visa proteger profissionais liberais como médicos, advogados, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos, diretores e executivos no exercício da sua profissão.
O seguro garante o reembolso a eventuais indenizações por danos corporais, bem como materiais. E é uma modalidade que pode ser contratada de forma coletiva ou individual.
Principais categorias no Seguro RC Profissional
Agora que você já sabe o que é responsabilidade civil, quais profissionais podem ser acionados pela justiça e como o Seguro RC Profissional funciona, veja quais são os principais seguros dentro da modalidade:
1- Responsabilidade Civil Médico e Dentista
O RC Médico e Dentista é voltado para proteger os profissionais da saúde contra reclamações ou ações judiciais, em que é responsabilizado por causar danos involuntários aos pacientes.
Como essas profissões lidam diariamente com a saúde e vida das pessoas, esse seguro torna-se indispensável para o profissional médico e dentista realizar as atividades sem preocupações.
2- Responsabilidade Civil Contador
O RC Contador é um seguro que visa proteger o profissional contábil contra reclamações advindas de terceiros. Garante, assim, o pagamento de indenizações aos clientes dos escritórios por eventuais falhas que possam ocorrer no exercício da profissão.
O profissional contábil é responsável pela apuração de impostos, controle patrimonial e financeiro, bem como o registro e manutenção de funcionários. Então, se alguma das atividades for feita erroneamente e o cliente for lesado por isso, o contador terá a responsabilidade de corrigir o erro e indenizá-lo.
3- Responsabilidade Civil Engenheiros e Arquitetos
O RC Engenheiros e Arquitetos é voltado para cobrir indenizações decorrentes de prejuízos causados pelas ações ou omissões no exercício da atividade. Esse seguro pode ser contratado anualmente ou a cada nova obra ou serviço.
Nessa modalidade, a seguradora disponibiliza a cobertura de honorários advocatícios e custas processuais.
4- Responsabilidade Civil Advogados
O RC Advogados procura cobrir indenizações que os escritórios de advocacia podem vir a pagar a clientes por danos e prejuízos decorrentes de omissões ou ações não intencionais.
Nessa modalidade a apólice cobre, além das indenizações, os honorários e as custas judiciais ou arbitrais em caso de ação judicial movida por clientes.
Por que os profissionais precisam investir nesse seguro?
Segundo dados recentes, o Brasil tem um acervo de cerca de 80 milhões de processos judiciais e uma taxa de congestionamento no Judiciário de 70%. Isso significa que, por ano, para cada grupo de sete brasileiros há uma nova ação judicial.
Os dados são assustadores, e reforçam o quanto os profissionais estão em risco e podem ser acionados pela justiça.
Evidentemente, acidentes acontecem e não há como evitá-los. No entanto, os profissionais liberais podem agir de forma estratégica e impedir que os prejuízos envolvendo ações judiciais se tornem proeminentes.
O seguro profissional é uma excelente alternativa de prevenção, e para garantir essa segurança basta que os profissionais entrem em contato com uma corretora de seguros confiável e contratem uma apólice.
Coberturas do Seguro RC Profissional
Médicos, advogados, dentistas, contadores, engenheiros, arquitetos, diretores, executivos e uma lista de outros profissionais realizam atividades diferentes todos os dias.
Por conta disso, as coberturas de responsabilidade civil profissional também precisam ser distintas. Afinal, devem suprir as necessidades de cada perfil de segurado.
Abaixo veja quais são as principais coberturas no Seguro RC Profissional:
Coberturas básicas do RC Profissional
1- Dano decorrente de negligência, imperícia ou imprudência
Essa cobertura serve para proteger o profissional contra qualquer descuido que possa prejudicar terceiros. Por exemplo, se um médico realizar uma cirurgia e o paciente tiver sequelas por conta de uma falha na prestação do serviço de saúde, a cobertura vai garantir a indenização por danos morais.
2- Honorários advocatícios e custas judiciais
Essa cobertura cobre honorários advocatícios e custas judiciais relacionadas ao processo e à defesa do segurado. No caso de um diretor ou executivo, a cobertura pode proteger o profissional financeiramente e impedir que o mesmo sofra desfalques financeiros por conta da ação de um colaborador.
3- Ato doloso de funcionários
O ato doloso é considerado a conduta criminosa em que o agente teve intenção ou assumiu o resultado. Essa cobertura visa proteger o profissional contra qualquer crime intencional advindo de um funcionário.
4- Dano moral resultante de risco coberto pelo seguro
Risco coberto é a responsabilidade civil por danos corporais sofridos por seus empregados. Essa cobertura protege contra incêndio e/ou explosão originados nos canteiros de obras, quedas, desabamentos, acidentes causados por erro humano, entre outros. Por isso é indispensável na apólice de arquitetos e engenheiros.
5- Custos de defesa administrativa, civil e criminal
A defesa administrativa, civil e criminal é uma ferramenta importante que pode ajudar o profissional no caso de um processo. Digamos então que um contador transmitiu informações equivocadas a respeito do balanço patrimonial e o fisco multou a empresa do cliente. Essa cobertura serve para proteger o bolso do empresário contra as custas relacionadas à defesa.
6- Prejuízos financeiros e/ou lucros cessantes de terceiros
Essa cobertura vai proteger contra prejuízos financeiros e/ou lucros cessantes de terceiros, desde que resultantes de danos cometidos pelo profissional liberal. No caso de um corretor de imóveis, por exemplo, essa cobertura pode impedir que o mesmo saia prejudicado em uma ação judicial de uma venda subestimada de um apartamento.
RC profissional: o que o seguro não cobre?
É importante que o profissional conheça quais coberturas o seguro cobre. No entanto, ele também precisa saber o que não cobre para evitar qualquer tipo de problema no futuro.
Veja, agora, as situações que não são cobertas pelo RC profissional:
- Ato doloso do segurado: ações voluntárias que podem prejudicar terceiros advindos do profissional liberal.
- Conflito de interesses: danos ocasionados por conflitos de interesse advindo de funcionários, pacientes, entre outros.
- Dano à propriedade: prejuízos ocasionados nas instalações do profissional;
- Danos ambientais: os custos relacionados a danos ambientais são de inteira responsabilidade do profissional liberal;
- Danos causados a terceiros na qualidade de cidadãos e não no exercício de suas profissões: problemas com terceiros, ocasionados fora do ambiente profissional, também não são cobertos pelo seguro;
- Erros no orçamento: o seguro não cobre nenhuma falha humana envolvendo erros no controle das finanças;
- Insolvência: se o profissional possui dívidas maiores do que seu patrimônio, o seguro não pode ser acionado para resolver o problema;
- Obrigações contratuais: prejuízos financeiros ocasionados pela quebra de contrato;
- Práticas trabalhistas: danos advindos de práticas trabalhistas;
- Reclamações sobre danos causados por produtos com defeito: ressarcimentos ocasionados pela comercialização de produtos defeituosos;
- Responsabilização ao pagamento de multas ou outras penalidades: caso sofra penalidades, o profissional é o único responsável por regularizar sua situação.
- Serviços financeiros profissionais: o seguro não cobre a contratação, manutenção nem os danos ocasionados por serviços financeiros profissionais.
- Uso de materiais, métodos ou técnicas experimentais não aprovadas pelos órgãos, ou autoridades competentes: dano resultado pelo uso de materiais, métodos ou técnicas indevidas.
Passo a passo para contratar um Seguro RC Profissional
Nessa parte do texto separamos um passo a passo para você contratar o seguro profissional sem qualquer complicação. Confira!
Passo 1: Identifique suas reais necessidades
Como falamos acima, cada prática tem seus diferenciais e identificar quais são as suas reais necessidades é o primeiro passo para escolher o seguro certo para o seu caso.
Passo 2: Estude sobre as coberturas
O interessante da apólice de seguro é que ela pode ser criada com base nas preferências do segurado. Assim sendo, estude as coberturas para identificar quais são as melhores opções e se elas vão atendê-lo em momentos de urgência.
Passo 3: Entre em contato com uma corretora de seguros
A corretora de seguros é responsável por fazer a intermediação entre o segurado e a seguradora. Escolher uma corretora confiável e com boa reputação no mercado é importante para você montar uma boa apólice e ter todo suporte.
Passo 4: Monte a apólice
Após entrar em contato com a corretora de seguros, chegou a hora de montar a sua apólice. Nesse momento muitos profissionais podem ficar confusos sobre o que inserir no contrato, mas não se preocupe. Os profissionais que trabalham com seguros podem ajudá-lo nesse processo.
Passo 5: Leia todas as cláusulas
Antes de assinar o contrato, verifique se todas as informações estão corretas. A apólice de seguros é que vai garantir a indenização caso necessário, por isso precisa estar preenchida corretamente e conter todos dados sobre a contratação.
Passo 6: Assine o contrato
Assim que tiver lido todas as cláusulas, chegou a hora de assinar o contrato e pronto. Você já estará protegido e poderá realizar o exercício da sua atividade sem preocupação.
Por que a Ana Terra Seguros é a melhor corretora para contratar o Seguro Profissional?
A Ana Terra Corretora de Seguros é uma empresa comprometida com a segurança das pessoas. Foi fundada na cidade de Constantina, Rio Grande do Sul, há 27 anos e desde então está atuando no mercado de seguros comercializando produtos e prestando serviços de valor às pessoas.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra tem se especializado no segmento para entregar o melhor em proteção. Por conta disso, tornou-se empresa modelo no mercado de seguros e está conseguindo expandir cada vez mais as suas operações. Se você quer investir com tranquilidade em um Seguro RC Profissional, entre em contato com a equipe da Ana Terra para esclarecer todas as dúvidas e montar sua apólice. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a seguros.