Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Seguro saúde: o que sua empresa precisa saber para contratar
A pandemia do coronavírus trouxe consigo um alerta: investir na saúde e segurança dos colaboradores é crucial para manter as atividades da empresa. Antes, a preocupação com o bem-estar dos trabalhadores já existia, é claro. Contudo, isso passou a ser ainda mais priorizado por conta da situação atípica.
Quando falamos em segurança e saúde, podemos dizer que a prevenção é o melhor “remédio”, certo? E a contratação de um Seguro Saúde é a solução perfeita para proporcionar proteção e prevenir os trabalhadores em qualquer época do ano.
A sua empresa já investe nessa modalidade para garantir um ambiente de trabalho seguro e com menos riscos? Se a resposta for não, prepare-se! O post de hoje foi escrito justamente para você.
Neste texto vamos abordar o que é e como funciona o Seguro Saúde, e qual a diferença entre essa modalidade e o plano de saúde. Também vamos mostrar quais são as principais coberturas que o seguro cobre, os benefícios que oferece e como a sua empresa pode fazer a contratação corretamente.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Mas antes, por que a empresa precisa investir na saúde e segurança da equipe?
Segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil entre 2012 e 2020.
Dentro do G-20, grupo formado pelos chefes de estado das 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia, o Brasil ocupa o segundo lugar em mortalidade no trabalho. Ficando atrás apenas do México, que possui 8 óbitos a cada 100 mil trabalhadores.
De acordo com o Ministério da Saúde, em 2020, ano em que teve início a pandemia, os acidentes de trabalho graves subiram cerca de 40%. Enquanto que os auxílios-doença por ansiedade, estresse e depressão, e outros transtornos mentais e comportamentais cresceram 30%.
Mas, o que todos esses números significam?
Que, infelizmente, o Brasil está deixando a desejar quando o assunto é proteger os trabalhadores no ambiente laboral. E, que investir na saúde e segurança, devia ser uma prática fundamental para as empresas proporcionarem mais proteção e o País conseguir diminuir os índices de afastamento, acidentes e mortes.
Para o procurador do Ministério Público do Trabalho Luís Fabiano de Assis, o número de doenças e acidentes de trabalho são responsáveis pela perda de 4% do Produto Interno Bruto global a cada ano. Dentro do Brasil, isso corresponde a aproximadamente R$300 bilhões, o que poderia ser evitado caso fossem aplicadas ações mais preventivas.
Entre 2012 a 2019, o número de acidentes ocasionados pela operação de máquinas e equipamentos ocupava a primeira colocação com 15%. E esse percentual não diminuiu em 2020, e sim aumentou para 18% no total.
A Coordenadora Nacional da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho do MPT, Márcia Kamei, afirma: “Essas informações demonstram a carência de medidas de proteção coletiva em muitos estabelecimentos. Também, a ineficácia das atuais políticas de prevenção, já que muitas das características das ocorrências seguem os mesmos padrões gerais todos os anos.”
Depois de verificar esses dados, podemos concluir que as empresas precisam investir na saúde e segurança dos seus trabalhadores o quanto antes. Não só isso, compreender a real importância de proteger o ambiente laboral para o crescimento da empresa e da própria economia.
O que é e como funciona o Seguro Saúde?
O Seguro Saúde é um pouco diferente de um seguro convencional. Na verdade, funciona como ressarcimento de despesas médicas junto a uma rede cadastrada. Assim sendo, a contratação do seguro permite ao segurado escolher os hospitais, laboratórios ou clínicas para realizar a consulta ou procedimento médico.
Toda companhia de seguros possui suas particularidades. Por isso, os reembolsos podem ser realizados de forma parcial ou integral variando da empresa.
Muitos pensam que o Seguro Saúde e o plano de saúde são a mesma coisa por terem a nomenclatura parecida, mas abaixo veremos qual é a diferença entre essas duas modalidades.
Seguro Saúde X Plano de saúde: qual a diferença?
Embora o plano de saúde e o Seguro Saúde tenham o mesmo objetivo — prestar assistência médica e hospitalar aos segurados —, o método de funcionamento de um e outro é completamente distinto.
Enquanto no plano de saúde as pessoas precisam se consultar apenas com os médicos cadastrados no plano, no Seguro Saúde os indivíduos têm liberdade para escolher com quem querem realizar as consultas.
Geralmente, as pessoas já têm um profissional específico com quem possuem afinidade e querem fazer a consulta ou o procedimento médico. Então, o Seguro Saúde é a melhor alternativa quando o foco é proporcionar bem-estar e segurança a todos os trabalhadores.
Principais coberturas do Seguro Saúde
Como falamos anteriormente, cada seguradora possui suas próprias características. Logo, cada companhia de seguros pode oferecer produtos diferentes das demais empresas. Abaixo, falaremos um pouco sobre as principais coberturas dentro do Seguro Saúde, os quais você não pode deixar faltar no seu contrato:
Assistência 24 horas pessoal
Uma das principais coberturas do Seguro Saúde é a assistência 24 horas pessoal. Com ela, o segurado pode entrar em contato com profissionais de saúde, a qualquer hora do dia, para esclarecer dúvidas e receber orientações médicas por telefone, chat ou vídeo chamada.
Certamente, essa é uma cobertura que precisa estar dentro da apólice. Afinal, proporciona mais comodidade aos trabalhadores e ajuda no esclarecimento sobre os seus sintomas.
Assistência viagem Internacional e Nacional
A assistência viagem Internacional e Nacional é outra cobertura indispensável na sua apólice. Já pensou um colaborador viajar para outro país a trabalho e passar mal durante a sua estadia? Se ele estiver sozinho, pode ser que não saiba como prosseguir, muito menos o que os sintomas significam.
Por outro lado, com a cobertura, ele pode conversar com um profissional médico responsável e disposto a ajudar. O que pode ser reconfortante e, ao mesmo tempo, esclarecedor.
5 benefícios que o Seguro Saúde pode trazer para a empresa
Agora que você já sabe como funciona o Seguro Saúde e quais são as principais coberturas oferecidas pela modalidade, que tal conferir os benefícios que a sua empresa pode ter ao fazer a contratação?
1. Excelente custo-benefício
Um dos grande diferenciais do Seguro Saúde é que a empresa pode economizar muito dinheiro fazendo um único contrato para atender todo o grupo de colaboradores. A modalidade permite que o empresário escolha as coberturas que quer ter na apólice, então ele vai pagar unicamente pelos serviços que mais utilizar.
2. Acesso fácil e rápido
Como no Seguro Saúde as pessoas podem escolher o médico, hospital ou clínica de sua preferência, os trabalhadores da empresa não precisam necessariamente esperar muito tempo para fazer uma consulta ou procedimento médico.
Se perceberem que um local está muito cheio e que outras pessoas precisam ser atendidas, por exemplo, eles podem se dirigir até outra localidade ou médico para receber a assistência médica necessária.
Isso, além de diminuir a falta de um trabalhador durante o expediente, permite que ele seja atendido mais rápido em uma situação urgente.
3. Atendimento com qualidade
Infelizmente, nem todos os médicos agradam os pacientes, e isso pode ser um problema se tratando de um plano de saúde já que os trabalhadores só podem ser atendidos por profissionais dentro do plano.
Nesse caso, o Seguro Saúde se torna mais benéfico, uma vez que os colaboradores podem se consultar apenas com os profissionais que suprem as suas necessidades. E, claro, atendem suas expectativas.
4. Reembolso das despesas médicas
O plano de saúde costuma ter uma cota de atendimentos gratuitos. Por isso, se a empresa não utilizar os serviços do plano com frequência, pode ser que o investimento saia muito caro e o empresário tenha prejuízos.
Já no Seguro Saúde o segurado é ressarcido quanto às despesas médicas conforme as condições estabelecidas na apólice.
5. Serviços customizáveis
Outra vantagem do Seguro Saúde é que a empresa pode customizar a apólice conforme suas necessidades. Isso significa que existe maior flexibilidade para o empresário discutir as cláusulas junto à Corretora de Seguros, e que é possível contratar apenas os serviços úteis e que ficam dentro do seu orçamento.
Como contratar um seguro saúde
Digamos que nessa parte do texto você já está decidido a contratar um Seguro Saúde para a sua empresa. A questão, agora, é descobrir como você pode fazer a contratação da modalidade do jeito certo.
Para ajudar nesse problema, abaixo separamos um passo a passo que explica detalhadamente o que precisa ser feito.
Passo 1: Defina as necessidades da sua empresa
Quantos colaboradores a sua empresa possui? Qual é o histórico de doenças deles, e quais são os riscos ao qual ficam expostos diariamente no ambiente de trabalho? Que tipo de proteção você quer oferecer aos integrantes do seu time, e quanto a sua empresa está disposta a pagar por essa segurança?
Definir necessidades e valores é o primeiro passo para identificar o que o seu negócio realmente precisa. Não só isso, quais serviços conseguem atender os seus interesses.
Passo 2: Entre em contato com uma Corretora de Seguros
A Corretora de Seguros é a empresa responsável por fazer a intermediação entre o cliente (segurado) e a seguradora. Possui profissionais altamente especializados em seguros, e que estão sempre a disposição para ajudar e esclarecer dúvidas.
Assim sendo, entrar em contato com uma Corretora de confiança é o primeiro passo para você conhecer todas as coberturas dentro do Seguro Saúde, e como a modalidade pode ajudar o seu negócio.
Passo 3. Solicite um orçamento
Depois de escolher a Corretora de Seguros, é hora de solicitar um orçamento. Nesse momento você vai precisar responder uma série de informações sobre a sua empresa e colaboradores, isso para que os profissionais responsáveis consigam calcular um preço médio dos serviços com base nos dados.
Esse passo é importante para você ter ideia de quanto custará o serviço, e como a sua empresa pode se preparar financeiramente para fazer o investimento.
Passo 4: Não omita informações
Assim que você receber o orçamento por endereço eletrônico e decidir fazer a contratação, a Corretora de Seguros vai encaminhar um questionário padrão para você preencher e completar o cadastro.
Nesse momento é importante não omitir o histórico de saúde dos trabalhadores ou da empresa para não ter problemas futuros com reembolso de cirurgias e procedimentos médicos.
Ana Terra Seguros: a corretora certa para investir no seguro saúde
A Ana Terra Corretora de Seguros é uma empresa comprometida com a saúde e segurança das pessoas. Foi fundada na cidade de Constantina, Rio Grande do Sul, há 27 anos e desde então está atuando no mercado comercializando produtos e prestando serviços de valor às pessoas.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra se especializou em seguros para entregar o melhor em proteção e atendimento ao cliente. Por conta disso, tornou-se uma empresa modelo no mercado de seguros e está conseguindo expandir cada vez mais suas operações.
Se você quer investir em um Seguro Saúde com tranquilidade, entre em contato com a equipe da Ana Terra para saber mais sobre este e outros dos mais de 80 produtos oferecidos pela corretora.