Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Seguro de vida e Seguro de acidentes pessoais: você sabe qual a diferença?
Certamente você já ouviu falar de seguro de vida e seguro de acidentes pessoais. Mas, se perguntássemos qual é a diferença entre essas duas modalidades, você saberia qual a resposta?
Se a resposta for “não”, não tem problema. Escrevemos o post de hoje para esclarecer qual a diferença entre seguro de vida e seguro de acidentes pessoais, quais são as principais coberturas e benefícios das modalidades, e como escolher o seguro certo para o seu caso.
Esperamos que goste!
Seguro de vida x Seguro de acidentes pessoais: qual a diferença?
Enquanto o seguro de vida cobre morte, casos de invalidez (permanente, total ou parcial), doenças graves e despesas médicas, o seguro de acidentes pessoais cobre unicamente a morte ou invalidez permanente total decorrente de um acidente.
O seguro de vida serve para proteger a família e o segurado, seja em vida ou após a morte, por meio de uma indenização.
Já o seguro de acidentes pessoais serve para proteger a família e o segurado das expensas ocasionadas por uma fatalidade inesperada. Nesse caso, a seguradora para a indenização apenas se o cliente falecer ou ficar incapacitado por conta de um acidente.
Entende-se por acidentes qualquer evento indesejado como, por exemplo, colisões, quedas, ingestão involuntária de substâncias tóxicas, choques elétricos, entre outros.
Benefícios do seguro de vida e seguro de acidentes pessoais
Tanto o seguro de vida como o seguro de acidentes pessoais oferecem uma série de benefícios ao segurado. Para explicarmos melhor as vantagens de cada modalidade, decidimos separar as informações em tópicos. Confira!
Benefícios do seguro de vida
A proteção financeira é, sem dúvida, o principal benefício do seguro de vida. No entanto, essa não é a única vantagem de fazer a contratação.
Proporcionar tranquilidade, proteger o cônjuge, livrar a família de dívidas e cobrir todas as despesas médicas e hospitalares no caso de diagnóstico de uma doença grave também são benefícios importantes e precisam ser citados.
Benefício do seguro de acidentes pessoais
Assim como o seguro de vida, o seguro de acidentes pessoais também oferece segurança e tranquilidade para o segurado e a sua família. Mas existem outras vantagens em fazer a contratação.
A isenção de impostos, as parcelas fixas (valor não sofre reajustes com o aumento da idade do segurado) e o custo-benefício, por exemplo, também são fatores benéficos para quem investe nessa modalidade de seguro.
Por que investir em um seguro de vida e seguro de acidentes pessoais?
Imprevistos podem acontecer a qualquer momento e ninguém está livre de sofrer com eles. Acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, acidentes domésticos, enfim. As pessoas estão expostas a uma série de riscos diariamente, e esperar que algo aconteça para então buscar a prevenção pode ser extremamente prejudicial.
O que você faria se sofresse um acidente de carro e fosse o único responsável pela renda da sua família? Ou, recebesse um diagnóstico de uma doença grave, que vai exigir uma bateria de exames e pode mantê-lo hospitalizado por tempo indeterminado?
Quando o assunto é saúde, sabemos que os custos podem ser altos. E isso também vale para manter as despesas da casa em dia quando mais ninguém da família tem condições de trabalhar.
Certamente, se os filhos são maiores de idade, eles podem ajudar com os gastos. Mas, se ainda são pequenos, a situação é outra.
Investir em um seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais é importante porque ajuda impedir que o segurado e a sua família passem por dificuldades desnecessárias. É proporcionar segurança e tranquilidade para o futuro.
Principais coberturas do seguro de vida e seguro de acidentes pessoais
Agora que você já sabe quais são os benefícios de cada modalidade e qual é a diferença entre o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais, veja quais são as principais coberturas oferecidos por esses seguros:
Principais coberturas do seguro de vida
1- Morte
A cobertura de morte garante a indenização para os beneficiários no caso de falecimento do segurado, contanto que a morte ocorra durante o período de vigência do seguro.
2- Morte acidental
A cobertura de morte acidental cobre os eventos incomuns e imprevisíveis como choques e acidentes de trânsito. Nesse caso, os beneficiários também podem ser indenizados caso o segurado faleça por causa de um acidente de trabalho.
3- Doenças graves
Com a cobertura de doenças graves o segurado consegue receber ajuda financeira para as despesas em diagnóstico de Acidente Vascular Cerebral (AVC), câncer, Alzheimer, infarto agudo do miocárdio, insuficiência renal crônica e perda de audição, fala ou visão.
4- Invalidez permanente, total ou parcial por acidente
A cobertura de invalidez permanente, total ou parcial por acidente protege o bolso do segurado e o padrão de vida da família caso ocorra um acidente que o impossibilite de trabalhar.
5- Despesas médicas hospitalares
A cobertura despesas médicas hospitalares protege as finanças do segurado e da sua família caso precise realizar uma bateria de exames e acabe ficando um tempo indefinido no hospital.
6- Assistência funeral
A cobertura assistência funeral impede que os familiares e amigos do segurado tenham que pagar as despesas relacionadas ao seu funeral e enterro. É a seguradora quem arca com essa responsabilidade.
Principais coberturas do seguro de acidentes pessoais
1- Morte acidental
Assim como no seguro de vida, a cobertura por morte dentro do seguro de acidentes pessoais também indeniza os beneficiários caso o segurado faleça por decorrência de um acidente.
2- Invalidez total permanente
Essa cobertura protege o segurado caso ele sofra um acidente que o impossibilite de trabalhar e desempenhar tarefas rotineiras. A perda de visão de ambos os olhos ocasionada por acidente de trabalho, por exemplo, pode ser categorizado como invalidez total permanente.
3- Invalidez parcial permanente
A cobertura invalidez parcial permanente protege o segurado e a família caso ele sofra algum acidente que ocasione a perda fracionária das suas funções ou da mobilidade de órgãos e membros do corpo. Um acidente que provoca a redução da visão em apenas um dos olhos, por exemplo, é considerado como invalidez parcial.
Qual perfil se encaixa melhor em cada tipo de seguro
Embora diferentes, o seguro de vida e o seguro de acidentes pessoais possuem finalidades semelhantes. Por conta disso, muitas pessoas podem ficar com dúvida na hora de escolher o melhor seguro para o seu perfil de cliente.
Se esse for o seu caso, sem pânico! Você pode se atentar a essas duas observações para descobrir qual é o produto que realmente irá atender às suas necessidades.
De acordo com as seguradoras, o seguro de acidentes pessoais é indicado para um público que trabalha em situações de risco, como é o caso de motoristas, operadores de máquinas pesadas e ajudantes de obras.
O seguro de vida, por outro lado, é indicado para todas as pessoas — independente de idade — que buscam segurança financeira para si e seus dependentes.
Uma informação importante que vale a pena ser mencionada no seguro de vida, é que quanto mais jovem a pessoa for, mais barato será o investimento dessa modalidade.
Checklist: como escolher qual o seguro ideal para o seu caso
Contratar um seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais é uma decisão importante, e as pessoas precisam seguir um passo a passo para escolherem a melhor modalidade.
Abaixo preparamos um checklist rápido explicando o que é preciso considerar para você contratar o seguro certo e não se arrepender. Veja só:
Passo 1: Defina seus objetivos
A primeira coisa a ser feita é definir os objetivos. O que você pretende garantir contratando um seguro? Segurança financeira, proteção contra dívidas, pagamento de despesas hospitalares no caso de algum diagnóstico, ou resguardar a família e os amigos no caso de falecimento?
Ter os objetivos bem definidos vai ajudá-lo a descobrir qual é o melhor tipo de seguro para atender suas reais necessidades.
Passo 2: Verifique se você possui condições financeiras para arcar com os pagamentos
Para ter direito a indenização o segurado precisa estar com o pagamento do seguro em dia. Assim sendo, verifique como está o seu orçamento e se você possui condições financeiras de assumir a responsabilidade.
Passo 3: Converse com a sua família para saber a opinião deles
Contratar um seguro de vida pode ser um assunto delicado, mas ainda assim precisa ser discutido com os familiares. Primeiro para colocá-los a par da situação, e segundo para saber o que eles realmente pensam.
Fazer uma reunião para discutir sobre o seguro pode ajudá-lo a tomar a melhor decisão para o futuro de todos. Inclusive, ter mais clareza sobre os seus objetivos.
Passo 4: Identifique quais coberturas irão atender melhor suas necessidades
O interessante de investir em um seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais é que você pode escolher as coberturas que quer ter na apólice. Logo, pesquisa para saber quais produtos existem dentro de cada modalidade, e quais atendem todos os seus objetivos.
Passo 5: Procure entender como funciona os seguros para tomar uma decisão acertada
Se você quer escolher o seguro certo para o seu caso, você precisa entender como cada um dos seguros funciona. Principalmente, o que é preciso fazer para solicitar o seguro no caso de morte ou acidente.
Em um momento de estresse você ou sua família não conseguirão manter a calma para pesquisar e tomar boas decisões. Então, adquira o conhecimento antes e compartilhe as informações com todos os seus dependentes para estarem preparados.
Passo 6: Se tiver dúvidas, entre em contato com uma corretora de seguros de confiança
Se mesmo depois de definir objetivos, conversar com os seus familiares e estudar sobre as coberturas você tiver dúvidas sobre a contratação do seguro, entre em contato com uma corretora de seguros de confiança para maiores esclarecimentos.
A corretora de seguros é responsável por fazer a intermediação entre o segurado e a seguradora, então possui uma rede de profissionais qualificados e experientes para ajudá-lo a tomar as melhores decisões.
Ana Terra Seguros: seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais só com uma corretora de confiança
A Ana Terra Corretora de Seguros é uma empresa comprometida com a segurança das pessoas. Foi fundada na cidade de Constantina, Rio Grande do Sul, há 27 anos e desde então está atuando no mercado de seguros comercializando produtos e prestando serviços de valor às pessoas.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra tem se especializado no segmento para entregar o melhor em proteção. Por conta disso, tornou-se empresa modelo no mercado de seguros e está conseguindo expandir cada vez mais as suas operações.
Se você quer investir com tranquilidade em um seguro de vida ou seguro de acidentes pessoais, você pode entrar em contato com a equipe da Ana Terra para escolher todas as dúvidas e tomar a melhor decisão.
Ou, se preferir, continuar lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a seguros.