Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Seguro Automóvel: saiba qual a importância de investir na modalidade
Assim como a casa própria, o sonho de muitas pessoas é adquirir um carro. Para isso economizam, pedem um financiamento ou iniciam um consórcio.
Por se tratar de um bem importante, é preciso cuidar dele. E esse cuidado vai além de só pagar os impostos e fazer a manutenção. É necessário garantir a segurança do veículo contra sinistros e acidentes.
Aí você deve pensar: “De que forma o proprietário pode garantir essa proteção?” Pois bem, de um jeito bastante simples: investindo em um Seguro Automóvel.
Neste post explicaremos tudo que é preciso saber sobre essa modalidade de seguro, desde suas coberturas até a contratação. Também falaremos sobre o que são sinistros, quais os modelos de carros mais roubados e como a Ana Terra Seguros pode ajudar na segurança do automóvel.
Esperamos que goste. Boa leitura!
Afinal, o que são sinistros?
Antes de explicarmos como funciona o Seguro Automóvel, é importante compreendermos o que são sinistros. Para, assim, entender como é possível “evitá-los”.
No mercado de seguros, o sinistro se refere a um evento inesperado que traz prejuízos financeiros para o segurado. Alguns exemplos de sinistros mais comuns são: acidente de trânsito, roubo e furto de veículo, danos a terceiros, entre outros.
Existe uma forma de impedir eventos inesperados?
Gostaríamos de dizer que sim, existe. Porém, a verdade é que eventos inesperados podem acontecer a qualquer momento, e o proprietário do veículo pode sofrer prejuízos independente de ter ou não atenção no trânsito.
Por isso, investir em um Seguro Automóvel é, ainda, a melhor forma de minimizar os danos materiais. Afinal, o seguro serve como uma medida preventiva contra problemas ocasionados por sinistros.
Seguro Automóvel: o que é e como funciona?
O Seguro Auto é uma modalidade de seguro que busca proteger o segurado contra eventuais acidentes.
Nesse caso, a pessoa firma um contrato com uma seguradora, que fica responsável por indenizar o proprietário do veículo diante os prejuízos ocasionados no dia a dia.
Se o proprietário possui uma cobertura ativa contra roubo e furto e o seu carro for roubado, por exemplo, ele pode entrar em contato com a seguradora e pedir uma indenização. Só vale lembrar que o valor de direito será baseado nas cláusulas que ambas as partes (segurado e seguradora) decidiram na hora da contratação.
O que é apólice de seguro?
A apólice é um documento emitido pela seguradora que especifica tudo sobre o seguro contratado. Consta informações como condições e riscos do contrato, dados do segurado e do veículo, coberturas, valor da contratação, franquia, entre outros.
Franquia de seguro: o que é?
A franquia de seguro nada mais é que um valor estipulado que determina quanto o cliente está disposto a desembolsar para consertar o carro em caso de um acidente.
Em termos mais simples, a franquia do seguro é uma taxa que o segurado deve pagar quando, no caso de um seguro ser acionado, o segurado ser o responsável pelo dano e a perda for apenas parcial.
Por que ter um Seguro Automóvel é importante?
Nos últimos anos o valor dos veículos teve bastante valorização. Carros populares, que antes era possível comprar com vinte mil reais, agora custam entre quarenta e cinquenta mil reais.
Como o valor do investimento é alto, pode-se deduzir que ninguém quer correr o risco de perder esse patrimônio. Logo, é importante adquirir o seguro para não ficar no prejuízo em qualquer eventualidade.
Outro fator que motiva a contratação do seguro está relacionado aos índices de criminalidade. Segundo as estatísticas mensais da Secretaria de Segurança Pública (SSP), só no estado de São Paulo os casos de roubo aumentaram 46% em setembro deste ano quando comparado a 2020. Enquanto que os casos de furto tiveram alta de 27%.
Ou seja, investir em um Seguro Auto também é importante para impedir que o patrimônio do segurado seja perdido por conta de ações criminosas.
Quais os modelos de carros mais roubados?
A fim de curiosidade, veja agora quais são os modelos de carros mais roubados segundo o Índice de Veículos Roubados (IVR). A lista considera apenas carros de passeio, e pode ser consultada na página da Susepe (Superintendência de Seguros Privados).
- Peugeot 307
- Fiat Siena 1.0
- Fiat Mobi
- Fiat Bravo
- Chevrolet Captiva
- VolksWagen Amarok
- Fiat Palio Weekend
- Fiat Linea
- Mercedes-Benz Sprinter
- Renault Master
A preferência por esses modelos pode estar atrelada a uma série de motivos, sendo os mais comuns: mercado de peças (com peças mais caras e de alta liquidez) ou até eficiência na fuga após a realização do crime.
Principais coberturas de seguros
Agora que você já sabe como funciona o Seguro Automóvel, o que é uma apólice e uma franquia, veja quais são as principais coberturas dentro da modalidade.
Cobertura Compreensiva (CIR)
Essa cobertura é considerada a solução mais completa, uma vez que reúne diferentes tipos de combinações em uma única apólice. Ou seja, sua contratação consegue proteger o veículo contra colisões, roubos e incêndios.
Cobertura para Danos a Terceiros
O objetivo desta cobertura é cobrir os danos materiais, corporais e até mesmo morais causados a outras pessoas. A modalidade não está inclusa na Cobertura Compreensiva, mas pode ser contratada separadamente.
Além da Cobertura Compreensiva e da Cobertura para Danos a Terceiros, o proprietário do veículo também pode reforçar a apólice e incluir proteção adicional para:
- Acidentes a passageiros;
- Vidros laterais, traseiros e para-brisas;
- Despesas extras;
- Despesas médico e hospitalares;
- Carro reserva;
- Assistência 24 horas.
Quando vale a pena acionar o Seguro Automóvel?
Existem situações em que os danos são pequenos e podem ser reparados facilmente. Nesse caso, ter um farol quebrado ou outros estragos superficiais, pode não ser um motivo forte para contatar a seguradora já que o problema pode ser resolvido entre os condutores, ou ainda, pode ser acionada a cobertura de vidros que quando contratada, garante pequenos reparos ligados a vidros e faróis dos veículos.
No entanto, se a batida for grave, o carro for roubado ou o acidente levou a óbito um dos passageiros, o ideal é que o proprietário entre em contato com a Corretora de Seguros o mais rápido possível.
Assim sendo, deve-se sempre avaliar a situação no qual se encontra para o segurado descobrir se aquele é (ou não) o momento certo para acionar o Seguro Automóvel.
Como contratar um Seguro Automóvel?
O procedimento para contratar um Seguro Carro não é muito diferente do que em qualquer outra modalidade de seguro. A Corretora, empresa autorizada que faz a intermediação entre o cliente e a seguradora, irá pedir algumas informações e com base nas respostas definir um preço justo de investimento.
Claro que o processo de contratação não se resume apenas a isso, por isso separamos um passo a passo completo para contratar um Seguro Automóvel. Confira!
1: Escolha uma Corretora de confiança
A primeira coisa que o proprietário do veículo precisa fazer é encontrar uma Corretora de Seguros de confiança.
Com tantas opções no mercado, pode ser que você fique confuso na hora de escolher a empresa certa. Mas, existem alguns métodos que, sem dúvida, irão ajudar na tomada de decisão:
- Verifique se os produtos atendem às necessidades;
- Pesquise a avaliação de outros usuários,
- Confira o histórico e a reputação da marca;
- Se informe junto ao PROCON (Programa de Proteção e Defesa do Consumidor).
2: Solicitar uma cotação de seguro
Assim que escolher a Corretora, o proprietário do veículo deve entrar em contato com a empresa para solicitar a cotação do Seguro Automóvel. Antigamente era preciso se dirigir até uma loja física para falar com o corretor, mas com o avanço da tecnologia o processo ficou mais fácil.
Agora é possível entrar no website da empresa, fazer uma ligação ou mandar um e-mail pedindo informações. Existem Corretoras que até realizam o atendimento por WhatsApp ou que respondem às suas dúvidas por meio de redes sociais.
3: Responda todas as perguntas
Como falamos acima, após solicitar a cotação a Corretora vai pedir uma série de dados para avaliar o seu perfil de usuário e qual é o nível de uso do veículo. Também para descobrir se você mora em um bairro perigoso e se o carro se encaixa na lista dos automóveis mais roubados.
Esses questionamentos serão enviados por meio de um formulário, e as respostas serão usadas como base na hora de calcular o seguro.
Riscos de ter um carro sem seguro
Ver o carro roubado ou destruído por conta de uma acidente são apenas dois dos principais riscos que o motorista corre ao ter um carro sem seguro. Os outros são:
Ficar a pé
Não é sempre que o mecânico consegue consertar o carro rapidamente. Muitas vezes, quando é preciso esperar alguma peça ou componente importante, o veículo pode ficar parado na oficina por dias. E, com isso, deixar o proprietário sem ter a quem recorrer.
Entretanto, com o Seguro Automóvel não existe esse problema, pois existe cobertura de “carro reserva”.
Falta de segurança
Quando o segurado vai fazer uma viagem a negócios ou sai de férias com a família, ele quer se sentir confortável e seguro com o veículo. Do contrário, sabe que o passeio será repleto de tensão.
Ter um Seguro Automóvel resolve a falta de segurança e vulnerabilidade, pois o motorista sabe que basta entrar em contato com a Corretora para ter o suporte de uma equipe especializada.
Gastos inesperados
Ninguém gosta de perder dinheiro, ainda mais se tratando de gastos inesperados e que poderiam ser evitados. Peças e reparos são caros, e o serviço de guincho também está longe de ser acessível.
Então, o ideal é contratar um Seguro Automóvel para impedir que o orçamento da família seja prejudicado.
Conflitos com terceiros
Acidentes de trânsito podem acontecer por descuido de um único motorista, mas isso não significa que outras pessoas não estarão envolvidas e que elas também serão lesadas.
Se o motorista bater na traseira de outro veículo e não tiver um seguro, ele pode ter o dobro de gastos. E se não tiver condições financeiras para solucionar esse problema, pode acabar arrumando conflito com terceiros.
Disponibilidade de tempo comprometida
Já pensou ter uma reunião importante e precisar cancelar o evento apenas porque o carro resolveu parar no meio do trânsito? Para realizar o atendimento será preciso remover o automóvel da rua, e se você não tiver a quem recorrer pode ser que fique ilhado e perca o restante do dia apenas cuidando desse problema.
Você quer correr esse risco? Sabemos que não!
Por que a Ana Terra Seguros é a melhor Corretora para contratar o Seguro Automóvel?
A Ana Terra Corretora de Seguros é uma empresa comprometida com a segurança das pessoas. Foi fundada na cidade de Constantina, Rio Grande do Sul, há 27 anos e desde então está atuando no mercado de seguros comercializando produtos e prestando serviços de valor às pessoas.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra tem se especializado no segmento para entregar o melhor em proteção. Por conta disso, tornou-se empresa modelo no mercado de seguros e está conseguindo expandir cada vez mais as suas operações, tendo, hoje presença em todo o território nacional.
Se você quer investir com tranquilidade em um Seguro Automóvel, entre em contato com a equipe da Ana Terra para esclarecer todas as dúvidas e montar a sua apólice. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas a seguros.