Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Seguro Automóvel: como funciona e por que fazer?
Quando falamos em Seguro Automóvel, as pessoas geralmente pensam que a modalidade só cobre casos envolvendo roubos, furtos e acidentes de carros. Mas, você sabia que esse tipo de seguro ampara o proprietário do veículo em diferentes situações?
Muitas pessoas não sabem dessa informação, e esse é um motivo que faz com que ignorem o seguro.
“Será que preciso mesmo contratar um seguro para meu carro?”
Se você tem dúvidas em relação a isso, prepare-se. Neste post explicamos qual a importância do Seguro Automóvel, porque você deveria fazer a contratação e quais benefícios esta modalidade traz para os proprietários.
Esperamos que goste!
Seguro Automóvel: por que é importante?
O Seguro Automóvel é uma modalidade de seguro que visa proteger o proprietário contra uma série de sinistros. Existe a proteção contra roubos e furtos, e também para acidentes de trânsito, mas o segurado pode optar ainda por coberturas que cobrem danos corporais e até mesmo morais causados a terceiros, além de diversas assistências que facilitam o dia a dia dos motoristas.
Nenhum cidadão quer se envolver em acidente de trânsito, nem prejudicar outras pessoas, sabemos disso. Porém, é fato que ninguém está livre de sofrer uma colisão, ter o veículo roubado ou até mesmo atropelar um pedestre.
Quem possui um veículo vive em constante risco, é fato. E a melhor forma de se proteger contra eventuais imprevistos é, justamente, através do Seguro Automóvel.
“Mas, e se eu não tiver condições financeiras de pagar um seguro contra todos os imprevistos?”
Caso esse seja o problema, não se preocupe. A apólice pode ser elaborada com base nas necessidades do proprietário, e pode, inclusive, se encaixar no seu orçamento.
Dentro da modalidade existe a opção de cobertura compreensiva, que é considerada a solução mais completa já que reúne diferentes tipos de combinações em uma única apólice. Também é possível contratar a cobertura para danos a terceiros, que cobre danos materiais, corporais e até mesmo morais causados a outras pessoas.
E se o proprietário achar que precisa reforçar a proteção pode optar por incluir coberturas adicionais contra: acidentes a passageiros; vidros laterais, traseiros e para-brisas; despesas extras; despesas médico e hospitalar; carro reserva e assistência 24 horas.
Ou seja, é possível montar uma apólice que condiz com as preferências e condições financeiras de cada segurado.
Detalhes sobre as Coberturas do Seguro Automóvel
Abaixo veja todos os detalhes sobre as coberturas e como cada uma delas pode beneficiar o proprietário do veículo:
Cobertura compreensiva
Como falamos anteriormente, a cobertura compreensiva é a modalidade que reúne diferentes tipos de combinações em uma única apólice. Consegue proteger o veículo do segurado contra colisões, roubos e incêndios, que são considerados eventos mais comuns de acontecer.
Cobertura para danos a terceiros
A cobertura para danos de terceiros é a modalidade que procura indenizar as pessoas que se envolveram em um acidente. Cobre danos materiais, corporais e até mesmo morais, o que é interessante para proteger o bolso do segurado.
Acidentes a passageiros
A cobertura de acidentes a passageiros é a modalidade que visa proteger todos os ocupantes do veículo. Ou seja, se o segurado estiver viajando com a família e se envolver em um acidente, o seguro vai indenizar as pessoas que ficaram feridas.
Vidros laterais, traseiros e para-brisas
Já imaginou pegar a estrada de noite, uma pedra saltar de um caminhão em movimento e quebrar o para-brisas? Quem dirige sabe que existe a possibilidade, e nesse caso a cobertura “vidros laterais, traseiros e para-brisas” serve para evitar gastos que surgem dessas situações inesperadas. O uso dessa cobertura não diminui sua classe de bônus.
Despesas extras
Essa cobertura garante ao segurado uma indenização para pagamento de despesas extras que possam surgir nos trâmites de reposição dos danos, tais como documentação do veículo, por exemplo.
Despesas médico e hospitalar
A cobertura contra despesas médico e hospitalar, como o nome já sugere, serve para cobrir tratamentos e gastos com hospitais e médicos, decorrentes de um acidente pessoal coberto (evento futuro e incerto, que ocorre durante o período de vigência da apólice).
Carro reserva
Nessa modalidade, o proprietário do veículo pode solicitar um carro reserva após comprovar que o veículo se encontra indisponível após um sinistro. Essa cobertura é interessante para pessoas que utilizam o automóvel para trabalho, como é o caso de taxistas.
Assistência 24 horas
Não são todas as pessoas que conseguem manter a calma após um sinistro, certo? Por isso, contar com uma equipe preparada e que está disponível 24 horas pode ser determinante para tomar boas decisões e impedir danos maiores no futuro. A assistência vai te ajudar a acionar um guincho com rapidez e segurança.
“Preciso mesmo contratar um Seguro Automóvel?”
Você levou muito tempo para comprar o veículo que você dirige hoje? Você gostaria de ter tranquilidade quando vai viajar e proteger a sua família? Precisaria pedir dinheiro emprestado para pagar as despesas ocorridas de um acidente? Quer proteger o patrimônio que você possui e impedir gastos desnecessários no orçamento?
Se você respondeu “sim” para qualquer uma dessas perguntas, então você realmente precisa contratar um Seguro Automóvel.
Pode ser que muitos pensem que o seguro é algo indispensável por acreditarem que acidentes, roubos e furtos nunca vão acontecer. Mas, essa é uma ideia que pode trazer prejuízos financeiros e até emocionais lá na frente.
Não acredita? Veja um exemplo…
Digamos que você comprou o carro dos seus sonhos e dois meses depois você perdeu o controle desse automóvel, bateu em um muro e isso acarretou na perda total do veículo. Como você resolveria essa situação sem ter um Seguro Automóvel?
Certamente você teria que comprar um novo carro, além de arcar com todas as despesas decorrentes da aquisição como impostos, revisões, entre outros.
Agora, digamos que você se envolveu em um acidente durante uma viagem de férias e sua mãe, seu pai e seus irmãos acabaram se machucando. Você teria condições financeiras para arcar com todos os gastos relacionados a médicos e hospitais? Não só isso, pagar os custos relacionados aos consertos do carro?
Por mais que acidentes sejam eventos imprevistos, eles podem acontecer. E o simples fato de existir essa possibilidade já devia ser motivo forte o suficiente para uma pessoa contratar o Seguro Automóvel.
O que pode acontecer caso a pessoa não contrate o seguro automóvel?
Além de sofrer gastos inesperados, a pessoa pode perder a tranquilidade durante um passeio e se envolver em conflitos desnecessários com terceiros. Pode, ainda, afetar a segurança da sua família (já que não consegue resguardar os passageiros do veículo), e lidar com dívidas no caso de pagamento de médicos e hospitais.
Não só isso, ainda pode perder o seu patrimônio do dia para a noite (no caso de acidentes, roubos e furtos), bem como arcar com indenizações.
Os prejuízos podem ser incalculáveis ao depender da situação, e o proprietário pode levar muito tempo para se recuperar totalmente.
Como contratar o Seguro Automóvel
Nessa parte do texto você já deve ter percebido que a contratação do Seguro Auto é um investimento necessário para impedir rombos financeiros e preocupações desnecessárias. A questão, agora, é saber como contratar esse seguro.
O procedimento para a contratação é bastante simples, assim como outras modalidades tipo seguro de vida, seguro viagem, entre outros.
Primeiramente você precisa decidir quais seus objetivos ao contratar o seguro, e entrar em contato com uma Corretora de Seguros de confiança. Depois, com a ajuda dos profissionais, selecionar as coberturas que atendem suas necessidades e que estão dentro do seu orçamento.
Assim que montar a apólice, deve ler atentamente todas as cláusulas, assinar o contrato e pronto, seu veículo já estará protegido.
O que é levado em consideração ao montar a apólice?
Na hora de montar a apólice, a Corretora de Seguros precisa levar em consideração uma série de fatores que vão ajudá-la a definir o valor a ser pago. Os principais são:
Perfil do motorista
Cada pessoa se comporta de uma maneira, certo? Existem pessoas que são mais novas e se arriscam no trânsito, por exemplo, enquanto outras possuem mais experiência na hora de dirigir. A Corretora, portanto, vai levar em consideração a idade do motorista. Também, se o condutor é mulher ou homem.
Profissão
Algumas profissões exigem que as pessoas fiquem mais tempo nas estradas, como é o caso de caminhoneiros e motoristas de ônibus. Como o risco de acidentes é maior nesses casos, a Corretora também precisa considerar o nicho de atuação para calcular o seguro.
Tipo de carro
Existem carros que são mais visados por criminosos, e isso aumenta as chances de roubos e furtos. Logo, na hora de montar a apólice, a Corretora também fará perguntas relacionadas ao tipo do veículo para chegar a um preço que comporta o risco.
Existe uma forma de baratear o seguro automóvel?
Uma das maiores preocupações ao contratar o Seguro Automóvel está relacionada ao preço. Muitas pessoas desistem da ideia porque acham não ser capazes de arcar com o investimento.
Dependendo do veículo, realmente o seguro pode ser mais caro. No entanto, existem algumas formas do condutor conseguir um bom desconto e, assim, arcar com o pagamento.
1- Vaga de garagem e alarme
Seu veículo fica estacionado na rua ou possui garagem? Tem alarme ou você utiliza apenas a trava de segurança?
Tanto a vaga de garagem e o alarme podem ajudar o condutor a baratear o seguro, pois as seguradoras entendem que os veículos que ficam guardados e que dão sinal de aviso diante um perigo, estão menos propensos a sofrerem roubos e furtos.
2- Histórico de sinistros
Você já se envolveu em acidentes? Se a resposta for não, pode ser que você consiga descontos ou bonificações ao contratar o Seguro Automóvel. Se entende que o condutor com um bom histórico é mais prudente no trânsito, e que existe menos risco de se envolver em acidentes.
3- Área de risco
Em que bairro você mora? Qual o endereço da empresa que você trabalha? Algumas cidades e regiões são mais perigosas que as outras, e esse fator já é determinante para deixar o seguro mais caro. São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e outras capitais concentram um maior número de pessoas e costumam ter um índice maior de roubos e furtos.
4- Tipo de veículo
Existem veículos que são mais atrativos aos criminosos por conta do mercado de peças, velocidade ou melhor desempenho no trânsito. Ou seja, se você comprar carros como Peugeot 307, Fiat Siena 1.0, Fiat Mobi ou até Fiat Bravo (que constam na lista de modelos mais roubados segundo o Índice de Veículos Roubados) pode ser que o seguro saia mais caro do que em outros tipos de veículos.
Para realmente ter certeza de quanto sairá o valor do seu seguro, entre em contato com uma Corretora de Seguros de confiança e solicite um orçamento!
Ana Terra Seguros: sua parceira na contratação do Seguro Automóvel
A Ana Terra Corretora de Seguros é uma empresa comprometida com a segurança das pessoas. Foi fundada na cidade de Constantina, Rio Grande do Sul, há 28 anos e desde então está atuando no mercado de seguros comercializando produtos e prestando serviços de valor às pessoas.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra tem se especializado no segmento para entregar o melhor em segurança. Por conta disso, tornou-se empresa modelo no mercado de seguros e está expandindo cada vez mais suas operações.
Se você quer investir com tranquilidade em um Seguro Automóvel, entre em contato com a equipe da Ana Terra para esclarecer todas as dúvidas. Nossa equipe está à sua disposição para ajudá-lo a montar uma apólice e atender suas necessidades.
Caso prefira saber mais sobre o mercado de seguros e como você pode contratar cada um deles, continue lendo o nosso blog.