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Carreira em Seguros: trabalhar para uma corretora, fundar sua própria ou investir em uma franquia?
Se você tem considerado a possibilidade de entrar para o ramo da corretagem de seguros, mas ainda não sabe qual é a melhor alternativa — se trabalhar para uma Corretora de Seguros, fundar sua própria empresa ou investir em uma franquia —, confira, neste post, algumas dicas que vão ajudá-lo a saber qual é a opção certa.
Veja quais são os requisitos básicos da profissão, qual deve ser o perfil do corretor, quais são os cuidados necessários ao abrir uma Corretora e muito mais!
Quais são os requisitos para trabalhar para uma Corretora de Seguros?
Requisitos da profissão
A pessoa que decide atuar como corretor de seguros, precisa ter idade mínima de 18 anos, ensino médio completo e estar habilitada junto a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Tendo esses requisitos, pode trabalhar para uma seguradora ou atuar como corretor em uma Corretora de Seguros.
Na maioria das vezes, esse profissional trabalha sem uma renda fixa. Isto é, acaba dependendo dos próprios esforços para alcançar um maior volume de vendas e desempenho. Porém, quando comparada à margem de ganhos, pode ser bem recompensado caso esteja trabalhando na Corretora certa, de maneira correta.
O perfil do corretor de seguros
Existem algumas características que são determinantes para um bom corretor de seguros. Como a profissão é mais do que só vender seguros, o profissional precisa reconhecer a importância de desenvolver um bom relacionamento com o cliente caso queira se destacar entre os demais.
Abaixo, veja quais são as principais características que o profissional precisa ter caso queira se sobressair na profissão:
- Comunicativo;
- Confiança e credibilidade;
- Proatividade;
- Sabedoria para lidar com imprevistos;
Embora trabalhar para uma Corretora seja considerado um passo importante para vivenciar o mercado de seguros, hoje os profissionais já possuem outras alternativas do que só ser um colaborador. Eles já podem garantir maior experiência ou alcançar resultados melhores abrindo sua própria empresa de seguros ou se não, optando por uma franquia.
Quais são os cuidados ao fundar uma Corretora de Seguros?
Decidiu abrir a sua própria Corretora de Seguros? Confira então quais são os cuidados necessários antes (e depois) de iniciar o seu negócio.
Escolhendo a localização
Quando for escolher a localização para a sua Corretora, esteja atento aos seguintes detalhes:
Se o imóvel atende às necessidades da empresa: estude a localização do bairro, verifique se o espaço da peça possui capacidade para instalação, e se a construção é atendida pelos serviços de água, luz, esgoto e telefone;
Se a empresa conseguirá arcar com os investimentos: certifique de que os custos de instalação, adaptação e manutenção do imóvel estejam dentro do seu orçamento.
Se existem benefícios ao apostar naquela região: verifique se existem facilidades que possam tornar mais conveniente a instalação da empresa, como por exemplo: garagem, proximidade de bancos, agências de correios, cartórios, terminais de passageiros, etc.
OBS: Caso o empreendedor decida atuar em sua própria residência, é importante que ele procure o órgão de seu município antes de instalar o seu negócio. Essa medida é necessária para averiguar, com segurança, se o empreendimento poderá funcionar em seu endereço.
Exigências Legais
A Superintendência de Seguros Privados – SUSEP é responsável por conceder a autorização para o exercício da profissão. Após obtido o Certificado de Habilitação Profissional, é expedido a carteira ou título de habilitação para a Corretora de Seguros (pessoa jurídica) ou corretor (pessoa física) .
De acordo com a Circular SUSEP Nº127, de 13 de abril de 2000, o profissional deve apresentar os seguintes documentos:
Documentos exigidos à pessoa física:
I – carteira de identidade, que goze de fé pública;
II – comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física – CPF;
III – título de eleitor, se for de nacionalidade brasileira;
IV – certificado de reservista;
V – declarações que atestem o cumprimento ao disposto nas alíneas “c” e “d”, do art. 3º, da Lei nº 4.594, de 1964; e
VI – certificado de habilitação técnico-profissional, que comprove a conclusão de curso regular de habilitação de corretor de seguros emitido pela Fundação Escola Nacional de Seguros – FUNENSEG ou por estabelecimento de ensino autorizado ou, ainda, a aprovação em exame de capacitação de corretor de seguros em curso oficialmente reconhecido.
São também requisitos necessários à expedição da carteira de habilitação de corretor:
I – comprovante da quitação da contribuição sindical;
II – comprovante de inscrição no cadastro de contribuintes do Imposto Sobre Serviços – ISS como corretor de seguros, se a legislação municipal assim exigir;
III – declaração que ateste o não exercício de cargo ou emprego em pessoa jurídica de Direito Público, cargo de diretoria em sociedade seguradora, resseguradora, de capitalização ou em entidade de previdência privada aberta e a inexistência de vínculo empregatício com as mesmas; e
IV – duas fotografias do candidato, tamanho 2 x 2 cm.
Documentos exigidos à pessoa jurídica:
I – os enumerados no art. 5º, incisos I, II, III, IV e V, relativamente a seus diretores, gerentes ou administradores;
II – cópia autenticada do Contrato Social ou Estatuto em vigor; e
III – certidão de arquivamento dos atos constitutivos da Corretora no Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins da Unidade da Federação onde está sediada, pela qual comprove estar organizada segundo as leis brasileiras, preenchendo as exigências formais e legais pertinentes ao tipo societário.
§ 1º É obrigatório constar no Estatuto ou Contrato Social da Corretora que o diretor-técnico, na sociedade por ações, ou sócio-gerente, na sociedade por cotas de responsabilidade limitada, seja corretor de seguros, devidamente habilitado e registrado na SUSEP, cabendo-lhe o uso do nome da empresa, relativamente aos atos sociais específicos de corretagem, em especial, a assinatura de propostas e de documentos encaminhados à SUSEP.
Garantindo uma boa infraestrutura
A empresa deve ser compatível com as expectativas do empreendedor. O espaço precisa oferecer uma estrutura adequada para que os profissionais consigam desempenhar suas atividades, e também estar em condições propícias para seu crescimento.
Para melhorar a organização interna da empresa, o indicado é que a Corretora esteja dividida entre os seguintes ambientes:
- Administração;
- Área Comercial;
- Área Operacional;
- Sala de reuniões.
Montando a equipe
O número de colaboradores é uma questão que vai depender dos produtos comercializados e também da quantidade de clientes. A Corretora pode iniciar as suas atividades com apenas 1 corretor e 2 assistentes comerciais. Porém, conforme o número de renovações de seguros for aumentando, pode contratar outros profissionais para ajudá-la a atender melhor o mercado.
Sistemas para gestão
O corretor que quer fundar sua própria Corretora de Seguros não precisa mais do que planilhas para controlar as informações. No entanto, como o setor está cada vez mais competitivo, o recomendado é que comece também a implementar sistemas de gerenciamento para otimizar o trabalho.
Hoje já existem softwares que possibilitam o cadastro de produtos, clientes, seguradoras e corretores. E que também ajudam os profissionais no controle das vendas, comissões a pagar e receber, os serviços, sinistros, entre muitos outros casos.
Custos mensais
Os custos são todos os gastos relacionados à produção de um bem ou serviço. São incorporados ao preço dos produtos ou serviços prestados, como por exemplo: aluguel, água, luz, salários, honorários profissionais, despesas de vendas, materiais de expediente, despesas com viagem, enfim.
Normalmente, os custos mensais de uma Corretora de Seguros são divididos entre:
- Custos Fixos: telefone e acesso à Internet; aluguel e taxas; assessoria contábil; propaganda e publicidade da empresa; recursos para manutenções das instalações; salários e encargos.
- Custos Variáveis: comissões pagas; despesas de deslocamentos (táxi, ônibus, estacionamento, gasolina, metrô, etc.) e impostos.
Informações Fiscais e Tributárias
A Corretora de Seguros que tiver a receita bruta anual até R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) é considerada uma Micro Empresa. Acima desse valor, e chegando até R$ 3.600.000,00 (três milhões e seiscentos mil reais), esta será uma Empresa de Pequeno Porte.
O empreendedor da ME ou da EPP poderá fazer o recolhimento dos tributos e contribuições por meio de um único documento fiscal. O DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) pode ser gerado no Portal do SIMPLES Nacional, e têm acrescentado os seguintes impostos:
- COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);
- CPP (contribuição previdenciária patronal).
- CSLL (contribuição social sobre o lucro);
- ICMS (imposto sobre circulação de mercadorias e serviços);
- IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);
- ISS (imposto para serviços);
- PIS (programa de integração social);
O que achou?
São muitos detalhes para alguém cuidar ao abrir e manter o negócio funcionando, certo? Por sorte, hoje já existem alternativas muito mais fáceis e simples para um corretor investir o seu dinheiro: franquias. Continue lendo o post e entenda porquê optar por uma franquia pode ser muito mais vantajoso!
Por que investir em uma franquia é a melhor opção?
Muitos profissionais ainda acreditam que investir em uma franquia é mais caro do que abrir o seu próprio negócio. Quando, na verdade, é um caminho mais fácil para se alcançar resultados rápidos. Por terem experiência no ramo, e por já terem sido testadas e aprimoradas, as franquias conseguem oferecer vantagens que um negócio recém aberto não consegue proporcionar.
Veja abaixo quais são os benefícios desse investimento:
Expansão dos negócios
Quando uma empresa decide que quer expandir os negócios, ela precisa estudar quais são as estratégias para ampliar suas vendas, quais são as regiões com maior chance de aceitação, analisar como está o mercado de uma determinado território, enfim. É algo que pode exigir tempo e bastante trabalho.
Porém, ao investir em uma franquia, o corretor não precisa mais se preocupar com tudo isso. Tudo é realizado de forma simples e rápida, e isso porque uma franquia já possui modelos preparados para facilitar uma decisão.
Maior credibilidade
Como o setor têm crescido muito nos últimos anos, com concorrentes cada vez mais competitivos, ter uma marca reconhecida e com credibilidade no mercado pode fazer a diferença. Investir em uma franquia significa que você já pode contar com departamentos de comunicação, marketing, e outros setores para ajudar na divulgação.
Melhor gerenciamento
O mundo dos negócios pode ser difícil e fazer qualquer profissional habilidoso se sentir um peixe pequeno entre tubarões, certo? Porém, quando você decide fazer parte de uma marca experiente, você também acaba se tornando mais bem preparado para encarar os desafios.
Uma franquia se responsabiliza por passar todos os ensinamentos necessários e também treinamentos para você gerenciar melhor os negócios. E, mesmo depois de abrir as portas, oferece o suporte que for para ajudá-lo a melhorar os seus resultados.
Fornecedores mais confiáveis
As franquias são empresas experientes que pesquisam muito sobre quem fornece os produtos. Logo, os fornecedores que atuam nas unidades são mais confiáveis e mais bem preparados para atender o mercado. Pense que, investir em uma franquia é a garantia de que os seus produtos e serviços sempre terão qualidade.
Produtos voltados à inovação
Lançar um produto novo pode ser um desafio para muitas empresas. Afinal, não existe a garantia de que os clientes serão receptivos, e nem se sabe se apostas na ideia irá realmente trazer resultados. Então, como inovar no setor sem que o medo acabe prejudicando as estratégias?
Franquias! As redes franqueadoras sabem tudo o que precisa ser feito antes de lançar um produto. Elas realizam pesquisas de mercado, estão em constante busca para inovar no segmento e também criam soluções mais vantajosas para o franqueado e seus clientes.
Suporte para solucionar os problemas
Não existe sensação mais desagradável do que se deparar com um problema e não conseguir solucioná-lo, certo? No mundo dos negócios, perder o tempo investindo esforços e recursos em estratégias falhas pode ser um erro para o bolso e também para a marca.
Já com uma franquia a realidade é diferente. Além de ter todo o suporte para o esclarecimento de dúvidas, você também terá mais tempo para se dedicar a outras funções importantes.
A marca cresce, você cresce!
Se destacar no mercado e ser reconhecido pelos clientes pode levar anos. Muito profissionais não querem esperar esse tempo para colher bons frutos e nem depender da sorte para alcançar resultados positivos.
Por isso, com uma franquia, podemos dizer que o crescimento é constante. Isto é, se a marca cresce, você franqueado também cresce com ela. Os esforços e as estratégias beneficiam à todos, e por já ter um nome consolidado no mercado facilita o seu ingresso no mundo dos negócios.
Se ainda assim você não sabe qual é o investimento certo e quer saber mais sobre os benefícios que uma franquia oferece, clique aqui para saber mais a respeito da franquia de corretora de seguros. E caso tenha alguma dúvida, fique tranquilo. A Ana Terra Seguros está a disposição para ajudar!