Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
3 Seguros essenciais para o Produtor Rural
Nem todas as pessoas dependem do clima para ter resultado em seus negócios. O produtor rural, por outro lado, faz parte da fatia que conta com os eventos climáticos para ter sucesso — e nem sempre o tempo parece querer colaborar. Períodos excessivos de chuva, temporada de seca, vendavais, chuva de granizo, enfim. Esses eventos podem acontecer e ninguém está livre em ter que arcar com os prejuízos.
Para o produtor rural, esses eventos podem ser ainda mais prejudiciais. Alguns podem perder a colheita inteira e, consequentemente, ter que vender o que têm para recuperar todo o investimento. E, não são apenas esses os problemas que eles podem acabar enfrentando.
Existem também inúmeras outras situações que podem impactar o financeiro, e para isso é necessário que estejam preparados. Quer impedir que sinistros acabem prejudicando a sua produtividade ou o crescimento dos negócios? Veja, neste post, 3 Seguros importantes que todo produto rural deveria ter.
Seguro Rural: o que é?
O Seguro Rural é uma modalidade que protege o produtor contra perdas causadas por fenômenos climáticos. Esse tipo de prejuízo pode ser evitado ou, no mínimo, reduzido. Para esses casos, não só a atividade agrícola é beneficiada como também o setor pecuário, o patrimônio do produtor, as mercadorias, o crédito para comercializar a produção e até mesmo para os riscos de morte.
Quando contratado um Seguro para agricultor ou um Seguro para implementos, o produtor tem a possibilidade de recuperar o valor investido na sua lavoura e empreendimento.
Quais os Seguros essenciais para o produtor rural?
Multirisco Rural
Essa modalidade é indicada para os produtores que desejam proteger suas instalações, edificações e construções do seu patrimônio. Quando é contratado, o cliente fica mais tranquilo para desempenhar as suas atividades com mais segurança. Ele consegue se dedicar então ao trabalho e assim direcionar esforços para o que realmente importa: o crescimento do seu negócio.
A proteção vale para as instalações de insumos, móveis, grãos, animais, moradia dos produtores e funcionários, e também para as construções que resguardam as máquinas e os equipamentos. Pode cobrir os sinistros naturais causados por incêndios, explosões e quedas de raio — isso dentro do local segurado.
Serve para as perdas relacionadas a chuva de granizo, alagamentos, vendavais e fumaça. Também incluso os danos elétricos, roubo e furto (mediante arrombamento) e acidentes de transporte.
Cobrir o pagamento de despesas fixas como, por exemplo, folha de pagamento, conta de água e luz, e outros. Também para os lucros cessantes, como quando o produtor está trabalhando, sofre um acidente e não pode mais desempenhar suas funções — nesse caso é necessário ele comprovar o faturamento mensal para poder ter direito ao benefício.
E por último, a responsabilidade civil. Aqui o segurado pode optar em contratar a RC Maquinaria, que é para cobrir os acidentes com outros veículos (por exemplo, o motorista esta trafegando na via e acontece uma batida com outro automóvel). Ou a RC Operador, que serve para caso um operador da máquina se machuque em um acidente. .
Máquinas e Implementos Agrícolas
O Seguro para Implementos e Máquinas Agrícolas foi desenvolvido para os produtores que buscam ter maior tranquilidade na hora de investir em ativos novos. Como por exemplo, a compra de uma colheitadeira, um trator, um caminhão, maquinário agrícola, plataforma de milho, entre outros.
A modalidade protege os clientes contra quaisquer acidentes de causa externa que tenha sido ocasionado por roubo ou furto, incêndio, explosões e raio. Cobre as despesas relacionados ao salvamento, danos elétricos e quebra de vidros. Garante ao produtor o pagamento dos lucros cessantes (exemplo citado acima), a Responsabilidade Civil para as máquinas agrícolas e empregador, e também para os operadores de máquinas e/ou equipamentos.
Seguro Agrícola
O Seguro para Agricultor pode ser dividido em três partes:
Seguro de Florestas
As florestas estão sempre expostas à fatalidades e uma mudança inesperada no clima é o suficiente para colocar o patrimônio em risco. Então, caso você também seja um investidor (alguém que decide adquirir outros hectares para plantar, por exemplo) é importante estar preparado. Essa é uma modalidade que oferece a indenização dessas áreas prejudicadas.
Pequenos, médios e grandes produtores/investidores podem adquirir essa cobertura. Assim poderão manter os seus investimentos protegidos contra incêndios, raios, chuvas em excesso, ventos fortes, queda de granizo, seca, geada e até mesmo inundações.
Grãos
O Seguro Grãos é indicado para todos os produtores que buscam ter resultados mais consistentes. Eles sabem que uma boa colheita não depende exclusivamente da utilização de agrotóxicos, técnicas de plantio ou do uso de insumos. Mas sim de conseguirem se proteger contra quaisquer imprevistos que podem prejudicar a sua safra.
Contratando essa modalidade o produtor fica mais tranquilo para realizar investimento no plantio das sementes. Ele depende de bons resultados e a cobertura consegue garantir essa proteção. Protege os segurados contra granizos, geadas, chuvas excessivas, ventos fortes, incêndios, períodos de seca, inundação e também para os casos onde não ocorre a germinação correta dos grãos.
Hortifruti
Para os produtores que dependem dos produtos provenientes das hortas, como por exemplo frutas, legumes e hortaliças, o Seguro Hortifruti é imprescindível. Essa é uma modalidade que garante ao segurado a proteção das plantações olerícolas de abobrinha, alface, alho, batata, berinjela, beterraba, cebola, cenoura, chuchu, couve-flor, pepino, pimentão, repolho, tomate (envarado e rasteiro) e vagem.
E também das plantações frutíferas, que nesse caso envolvem o abacaxi, ameixa, abacate, atemoia, banana, caqui, citros, cherimólia, figo, goiaba, graviola, lichia, maçã, melancia, morango, nectarina, pêra, uva de mesa, uva de vinho, pêssego e pinha.
Não importa quais sejam os produtos plantados, o sucesso de uma colheita só ocorre se os produtores dispuserem de boas safras. Quando os equipamentos estão danificados, as atividades da lavoura param. Quando desastres naturais acontecem, todo o investimento pode acabar sendo perdido. Quando não há vendas, o produtor fica sem recursos e seu patrimônio sofre prejuízos.
Os produtores que estão realmente preocupados com o seu futuro, não pensam duas vezes em recorrer a um Seguro para ajudá-los. Sabem que isso é importante para garantir mais tranquilidade, e também para assegurar que todo o seu investimento está protegido de qualquer inconveniente.
O que achou do tema? Quer saber mais sobre as coberturas que podem proteger o seu patrimônio e a sua safra? Continue então lendo o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades! E caso ainda não tenha encontrado uma Corretora de Seguros disposta a ajudar, clique aqui e converse agora mesmo com um de nossos especialistas.