Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
O que fazer quando você sofre um acidente de carro?

Acidentes de trânsito acontecem e ninguém está livre de sofrer um deles. E embora essa realidade seja bastante comum — afetando uma parte significativa de brasileiros —, muitas pessoas ainda ficam assustadas e inseguras, sem saber ao certo o que precisa ser feito.
Você é uma dessas pessoas, certo? Se a resposta for sim, aguenta aí porque esse pode ser o post certo para você. Hoje mostraremos quais são os procedimentos indicados após um acidente de carro, qual a documentação exigida para encaminhar o seu Seguro e também a importância de ter uma cobertura automóvel para proteger-se contra os sinistros.
Bati o carro! E agora?
Retire o veículo da via
É o primeiro passo e também uma ação importante para impedir que imprevistos acabem afetando outros motoristas. Tudo vai depender da gravidade do acidente, é claro, mas quando em menor escala — sem a presença de feridos ou danos que impedem o funcionamento do automóvel — o aconselhado é que os envolvidos estacionem os seus veículos em um local que não obstrua o fluxo do trânsito.
Depois, o indicado é que também seja feito a sinalização da área. Para os casos em que o motorista não consegue retirar o veículo da via, é necessário chamar um guincho para realizar a locomoção.
Obs. Vale apontar que, os motoristas que estiverem protegidos com um Seguro Auto por exemplo, podem acionar a sua Corretora para tomar as devidas providências.
Registre todos as informações
A maioria dos acidentes de carro acabam envolvendo terceiros, certo? Por isso é importante que os condutores analisem quais foram os estragos para que juntos, cheguem à um consenso comum. Afinal, quem foi o responsável? Quando não houver concordância de uma das partes é preciso acionar então a Polícia Civil ou Órgão de Trânsito para ajudá-los a tomar uma decisão.
O indicado é que seja feito um registro fotográfico de todas as etapas do incidente, desde os danos causados no automóvel, o local exato em que ocorreu o sinistro e também coletar informações do outro motorista envolvido.
E porque isso é importante? Porque dados como esses podem ser necessários na hora de sinalizar o seu Seguro (caso você tenha contratado um). Não só isso, é importante também recolher as informações das testemunhas para, no caso de haverem processos judiciais, o motorista ter provas em sua defesa.
Faça um boletim de ocorrência
Embora não seja obrigatório — no caso de não haverem feridos —, solicitar um boletim de ocorrência é importante para garantir que as informações de todos os envolvidos no acidente sejam salvas. O registro vai servir como um documento de proteção, para preservar os direito do motorista seja como vítima ou segurado.
Como cada seguradora possui suas próprias particularidades, é importante que os motoristas que tiverem contratado uma cobertura de Seguro estejam atentos às normas de cada empresa. Isso para ver se a seguradora exige (ou não) um B.O para o pagamento das indenizações.

Alguém está ferido? Mantenha a calma e preste socorro!
Lembre-se que manter a calma é o primeiro passo para ajudar alguém. Ligue para o socorro médico, acione a polícia para realizar uma ocorrência e comunique os bombeiros. Até que cheguem, não movimente as vítimas. Somente os profissionais devidamente preparados vão poder prestar um melhor atendimento.
LEMBRETE: todas as pessoas que sofrerem um acidente de trânsito podem solicitar a indenização do Seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre).
Quer saber mais sobre os tipos de Seguro Auto, além do DPVAT? Clique aqui e conheça as 3 Coberturas de Seguro Automóvel que todo mundo acaba precisando.
Contrate e sinalize a sua Corretora de Seguros
É importante contratar e manter os profissionais da Corretora bem informados sobre o acidente. Isso porque serão eles quem vão auxiliá-lo a passar por essa etapa, esclarecendo dúvidas e informando quais os documentos necessários para encaminhar a sua indenização.

Algumas exigências podem variar de uma Seguradora para outra, mas logo adiantamos que, para os casos de perda parcial do veículo (como quando o acidente afeta apenas algumas partes do automóvel) ou perda total do veículo, os documentos mais requeridos são:
- Boletim de Ocorrência;
- Carteira Nacional de Habilitação;
- Documentos do Automóvel;
- Fotos do acidente (caso o cliente tenha feito o registro).
O Seguro Automóvel foi criado para proteger os motoristas de possíveis dores de cabeça. Por isso, seja em acidentes de carro ou qualquer outro tipo de envolvimento no trânsito, o cliente que possui uma cobertura não só protege o seu patrimônio como garante a segurança de dias mais tranquilos.
Conserto do veículo: como funciona?
Assim que o susto do acidente passa é bastante comum que os envolvidos fiquem preocupados quanto ao conserto do seu automóvel. Afinal, ninguém estava esperando ou quer perder seu patrimônio — esse é um fator que tem contribuído para que muitos dos motoristas contratem uma cobertura.
Para os casos em que o motorista possui um Seguro Automóvel por exemplo, ele pode escolher o responsável por reparar os estragos do seu veículo. No entanto, o mais indicado nessa etapa é que ele opte por selecionar uma oficina referenciada pela seguradora. E isso porque os profissionais sabem indicar qual a empresa que irá desempenhar os serviços com maior qualidade e rapidez.
Além da sugestão, muitas das seguradoras também oferecem benefícios para os motoristas que optam por alguma das oficinas referenciadas. Por isso, fique ligado na hora de escolher a sua!O que achou do tema? Gostou de saber que o Seguro Auto pode impedir o seu bolso de sofrer prejuízos? Continue lendo o nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.
Comment (1)
O Seguro DPVAT é suficiente para o meu carro? – Blog da Ana Terra Seguros
25 jul 2019 - 11:42[…] “seguro obrigatório”, foi criado para proteger o dono do automóvel contra qualquer tipo de acidente de trânsito. No entanto, serve também para a segurança de todos os brasileiros, uma vez que qualquer pessoa […]