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Corretora de seguros: como montar a estrutura operacional corretamente?
As corretoras de seguros são empresas autorizadas pela Superintendência de Seguros Privados a comercializar os produtos das Seguradoras. São encarregadas por auxiliar as pessoas a escolherem a cobertura ideal para suas necessidades, e também são responsáveis por garantir que o contrato seja cumprido no caso de sinistros e indenizações.
Mas, você sabia que as corretoras desempenham funções mais complexas do que apenas vender produtos de seguro? Que ter uma corretora é mais do que só sair vendendo? Por trás de todo o trabalho realizado pela empresa, existe uma estrutura operacional completa que precisa ser seguida caso o objetivo é atender e auxiliar os clientes com mais qualidade.
Quer saber como montar a estrutura ideal para uma corretora de seguros? Veja, neste post, quais são os departamentos que devem existir dentro da empresa e qual é a forma mais rápida dos profissionais oferecerem os seus serviços. Confira!
Como montar a estrutura operacional ideal para uma corretora de seguros
Se você pretende abrir uma corretora de seguros, a primeira coisa que você precisa fazer é ficar atento aos detalhes.
Esses detalhes estão relacionados à forma com que a sua empresa atende o mercado, a capacidade e agilidade da sua equipe resolver problemas e, também, a estrutura operacional utilizada para desempenhar os serviços corretamente.
Abaixo, veja como deve ser a estrutura operacional ideal para uma corretora de seguros:
Prospecção
Se a empresa quer mais sucesso ela precisa saber como desenvolver um bom processo de vendas. A prospecção está relacionada na busca de clientes novos por meio de conhecimentos e indicações, logo, as estratégias precisam estar voltadas para o público certo.
A prospecção, quando feita de maneira efetiva, ajuda a empresa a aumentar a sua carteira de clientes significativamente. As pessoas até já podem conhecer a marca e ter disponibilizado dados como nome e endereço de email. No entanto, cabe à equipe comercial saber fechar novas negociações.
Cotação
O seguro é indispensável para quem busca mais segurança. Seja pessoa física ou jurídica, é ele que deixa o cliente protegido contra uma série de acidentes. Ao cotar um seguro automóvel, por exemplo, a corretora realiza um questionário para avaliar os fatores de risco e qual é a probabilidade do veículo sofrer qualquer tipo de sinistro.
A cotação é feita analisando o perfil do cliente, a idade, o modelo do carro, tempo de habilitação, entre outras informações. A partir desses dados, a seguradora faz uma projeção de quanto terá de pagar de indenização e determina qual é o valor que deve ser cobrado pelo seguro.
Transmissão
Assim que é feito o fechamento com o cliente, o setor responsável por transmitir as propostas encaminha as informações relacionadas ao seguro para a seguradora. Quando recebe os dados, a companhia avalia a proposta da corretora para só então confirmar a solicitação.
Lançamento
A corretora também precisa contar com profissionais para realizar o lançamento das propostas no sistema. Os responsáveis devem anexar todas as informações da venda em uma plataforma digital, isso para deixar salvo todos os dados do segurado, suas necessidades e qual é o tipo de cobertura que foi indicada para o seu perfil.
Setor de pendências
Os responsáveis pelo setor devem acompanhar o andamento da proposta até a emissão da apólice. Nesse tempo, precisam entrar em contato com a seguradora e manter o cliente informado sobre todo o desenvolvimento do processo. Assim que a seguradora confirmar a liberação da apólice, a corretora deve repassar todas as informações para o segurado.
Liberação de apólice
Assim que é feita a liberação da apólice, a corretora de seguros encaminha o documento para o cliente. Nesse documento estão inseridas as cláusulas e condições gerais, especiais e particulares do contrato. Também as coberturas adicionais requeridas pelo usuário, o valor do seguro, a forma de pagamento e as demais informações relacionadas ao produto.
Parcelas em atraso
Além dos departamentos acima, a corretora de seguros também deve ter profissionais específicos para controlar as parcelas em atraso. É semelhante a um setor de cobranças. Então, quando o segurado não pagar uma parcela, por exemplo, os funcionários devem acompanhar e tirar uma segunda via para que possam realizar o pagamento.
Comissão
Outro setor importante dentro da empresa é a área responsável por receber a comissão das seguradoras. Imagine que, quando um corretor realiza a venda de um seguro, ele têm direito a um percentual “x” pelo serviço. Sendo assim, a corretora precisa manter um controle sobre todas as comissões para certificar que cada profissional irá receber o valor devido.
Setor financeiro
Um dos departamentos mais importantes dentro da empresa, e que exige bastante atenção, é o setor financeiro. Além de realizar a gestão das comissões, a corretora de seguros precisa contar com profissionais capacitados para controlar suas finanças de modo geral (pagamentos, recebimentos, enfim).
A empresa deve gerenciar as receitas e despesas corretamente, caso o foco seja crescer e se manter competitiva.
Sinistro
Por último, mas não menos importante, está o setor de sinistros. Aqui os profissionais são responsáveis por orientar os segurados sobre os procedimentos de abertura de sinistro, recolhimento e análise dos documentos pertinentes ao processo.
Também são encarregados de regulamentar as operações junto das Seguradoras, isso para que os usuários tenham a garantia de que irão receber as indenizações.
Muitos corretores sonham em abrir o próprio negócio. No entanto, a maioria acaba desistindo quando percebem que uma corretora de seguros exige uma estrutura operacional complexa para desempenhar as atividades. São diversos setores que precisam ser executados e isso é um fator que pode acabar pesando no orçamento do empreendedor.
Porém, hoje já existem soluções simples e econômicas para abrir a própria empresa como, por exemplo, ser um franqueado Ana Terra. Essa solução se torna bastante atrativa quando o assunto é investir do jeito certo.
O empresário consegue ficar mais tranquilo e bem preparado para atender o mercado, e isso porque a Ana Terra Seguros absorve o operacional do franqueado (dependendo da modalidade contratada, em alguns casos, o franqueado precisa ter seus próprios operacionais).
A Ana Terra disponibiliza uma equipe especializada para esclarecer todas as dúvidas, oferece um suporte técnico para facilitar o dia a dia, entre uma série de outros benefícios que aceleram os resultados. Se você não ainda sabe como montar a estrutura operacional ideal e nem como funciona uma corretora de seguros, clique e descubra como a Ana Terra pode ajudar. Ou, se preferir, continue lendo o nosso blog para ficar por dentro de todas as novidades sobre seguros!