Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Quer garantir proteção financeira? Então tenha um seguro de vida individual!
Quando falamos em seguro de vida, muitas pessoas ficam em dúvida sobre qual modalidade proporciona mais proteção: um seguro de vida individual ou em grupo.
Embora semelhantes, uma vez que possuem o objetivo de proteger o segurado financeiramente contra inúmeros imprevistos, a verdade é que esses seguros são distintos, já que em um existe um representante do segurado e em outro apenas a pessoa que contrata o seguro.
Quer saber qual a diferença entre o seguro de vida individual e em grupo? Então continue lendo o post para descobrir qual é a distinção entre as modalidades, quais são os benefícios do seguro individual e qual a sua importância. Também, como a contratação deste seguro funciona.
Boa leitura!
Seguro de vida individual e Seguro de vida em grupo: qual a diferença?
O seguro de vida é uma modalidade que garante o pagamento de uma indenização para o segurado e a sua família no caso de incidentes. As coberturas básicas são de acidentes que causem invalidez, doenças graves e morte. Entretanto, existem coberturas adicionais como despesas médicas, hospitalares e odontológicas.
No caso do seguro de vida individual, a contratação do seguro é realizada diretamente entre o contratante e a seguradora. Por conta disso, o segurado consegue estabelecer uma apólice de acordo com as suas necessidades e condições financeiras.
O seguro de vida em grupo, por outro lado, envolve pessoas jurídicas, associações ou empresas. Ou seja, esses são os representantes que realizam a contratação do seguro para proteger seus associados e colaboradores.
Diferente do seguro de vida individual, em que a apólice é definida com base nas necessidades do segurado, nessa modalidade as coberturas serão determinadas de forma coletiva.
Qual é a melhor opção de seguro de vida?
O seguro de vida em grupo é uma modalidade ajustada às necessidades de todos os colaboradores. Assim sendo, pode ser que não atenda 100% as exigências de um único indivíduo.
Se perceber que o seguro de vida em grupo não atende às suas reais necessidades, pode ser interessante que o segurado opte por um plano individual para definir as coberturas que realmente quer ter na sua apólice. E, com isso, reforçar a proteção financeira para si e os seus familiares.
Vai viajar com a sua família? Veja aqui como planejar as férias em meio à pandemia e garanta mais tranquilidade!
Por que o seguro de vida individual é importante?
O seguro de vida individual é importante porque protege o segurado financeiramente contra inúmeros imprevistos, mas não é apenas por isso que ele é tão necessário. Ele também é importante porque proporciona segurança, estabilidade, proteção e tranquilidade aos seus dependentes.
Se você é um pai de família e a única pessoa que possui renda financeira dentro de casa, o que vai acontecer com a sua esposa e os seus filhos caso você receba um diagnóstico de uma doença ou sofra algum acidente de carro?
Eles terão condições de pagar as despesas médicas e hospitalares? Conseguirão arcar com todos os custos mensais? Ou, você terá que correr atrás de um empréstimo e pedir dinheiro emprestado para suprir as necessidades básicas?
O seguro de vida individual serve para resguardar você e a sua família no caso desses imprevistos. Não só isso, garantir a sua segurança financeira e a de seus dependentes para que possam superar os momentos de dificuldade sem demais preocupações.
Seguro de vida individual: quais são os benefícios?
Agora que você já sabe qual a diferença entre seguro de vida individual e em grupo, e porque o seguro individual é importante, veja quais são os principais benefícios dessa modalidade:
Pode ser resgatado em casos de doenças graves
Uma das principais vantagens do seguro de vida individual é que ele oferece ao segurado a possibilidade de resgatar o pagamento da indenização em casos de diagnóstico de doença grave.
Ou seja, se descobrir que está com câncer ou esclerose múltipla, por exemplo, o segurado pode pegar o valor da indenização para arcar com todas as despesas médicas e assim proteger a sua família financeiramente no decorrer do tratamento.
Oferece proteção financeira ao segurado e seus dependentes
Outro benefício é que o seguro de vida individual consegue oferecer proteção financeira ao segurado e seus dependentes. Não apenas quando há diagnóstico de doenças graves, mas no caso de acidentes que causam invalidez ou até mesmo morte.
Assim sendo, se o segurado sofrer algum acidente que ocasionou a perda definitiva das funções de algum membro, órgão ou parte do corpo e isso impedi-lo de executar suas tarefas profissionais, ele pode acionar o seguro e pedir a indenização para que ele e a sua família tenham uma renda para arcar com as despesas da casa.
Disponibiliza o reembolso de despesas médicas e hospitalares
Além de oferecer proteção financeira ao segurado e seus dependentes, e possibilitar o resgate de uma indenização em casos de doenças graves, outro benefício do seguro de vida individual é que ele disponibiliza o reembolso de despesas médicas e hospitalares.
Isso significa que, caso o segurado precise recorrer ao médico devido um diagnóstico ou acidente, ele poderá solicitar o reembolso dessa despesa à seguradora mediante a apresentação dos comprovantes originais e dos relatórios médicos.
Garante mais tranquilidade para o segurado e sua família
Uma vez que pode resgatar o valor de uma indenização em caso de diagnóstico de doença grave, pedir o reembolso de despesas médicas e hospitalares, e acionar o seguro no caso de acidentes que causam invalidez ou morte, tanto o segurado como a sua família podem ficar mais tranquilos e seguros.
Eles não precisam mais pedir dinheiro emprestado ou recorrer a um empréstimo caso ocorra incidentes — já que a apólice protege eles financeiramente —, muito menos ficar preocupados com o futuro da família no caso de um acidente.
Vai viajar de carro? Veja neste post quais são os cuidados antes de pegar a estrada.
Como funciona a contratação do seguro de vida individual
A primeira coisa que você precisa ter em mente é que a apólice do seguro de vida individual pode ser estabelecida de acordo com as necessidades do segurado. Ou seja, é possível você selecionar as coberturas de sua preferência e montar um contrato que cabe dentro do seu orçamento junto com a seguradora.
A segunda questão é que existe uma série de informações que podem influenciar no custo de contratação como, por exemplo, profissão, renda, idade, estado civil, entre outros. Isso porque essa modalidade de seguro é totalmente ligado ao perfil do cliente.
Agora que você já sabe disso, veja o passo a passo para fazer a contratação do seguro de vida individual:
Passo 1: Defina um objetivo
Definir o objetivo é uma das principais etapas para investir do jeito certo. Ao fazer isso, você consegue definir com clareza quais são suas pretensões com a contratação do seguro, se para garantir a proteção econômica e financeira sua e da sua família no caso de um acidente, ou assegurar a indenização aos beneficiários em caso de falecimento.
Passo 2: Avalie o custo que você pode arcar mensalmente
Definido o objetivo? Então é hora de avaliar o custo que você pode arcar por mês. Não adianta contratar um seguro de vida individual para se proteger financeiramente, se o valor a ser pago mensalmente vai prejudicar o orçamento familiar, certo? Por isso, coloque todas as contas no papel.
Passo 3: Verifique o tipo de seguro que você deseja
Assim que você tiver definido um valor a ser pago mensalmente, verifique qual é o tipo de seguro que você deseja contratar. Nesse caso você pode optar por uma apólice simples (com as coberturas básicas) ou uma que reforce a proteção com coberturas adicionais.
Passo 4: Entre em contato com uma corretora de confiança
Definido o objetivo, avaliado o custo que você pode arcar mensalmente e identificado o tipo de seguro que você deseja contratar? Então é hora de entrar em contato com uma corretora de confiança e com credibilidade no mercado para fazer uma cotação de preço.
Lembre-se que escolher a corretora certa é extremamente importante, uma vez que é ela quem fará a ponte entre você e a seguradora.
Passo 5: Responda todas as perguntas corretamente
Quando você solicita uma cotação, a corretora costuma pedir uma série de informações para preencher o formulário: nome, CPF, RG, data de nascimento, estado civil, peso, altura, renda, escolaridade, sexo, e-mail, enfim. Responder todas as perguntas corretamente é importante para que a corretora chegue a um preço justo com base no seu perfil de cliente.
Passo 6: Espere pelo resultado da cotação
Hoje, muitas corretoras de seguros já oferecem a opção de fazer a cotação de preços online. No entanto, existem pessoas que ainda preferem fazer a cotação pessoalmente para esclarecer as dúvidas relacionadas ao seguro. Se for esse o seu caso, vá até uma corretora de sua confiança e solicite sua cotação.
Passo 7: Veja se o valor a ser pago mensalmente não vai comprometer as suas finanças
Assim que tiver a cotação em mãos, veja se o valor a ser pago mensalmente bate com a projeção do seu orçamento. Se perceber que não poderá arcar com o preço, converse com o consultor para verificar quais são as opções e o que pode ser feito para ajustar o preço do seguro ao seu bolso.
Passo 8: Leia o contrato com calma e esclareça todas as dúvidas
Viu que o valor a ser pago mensalmente não vai comprometer as suas finanças? Então é hora de ler o contrato com calma e esclarecer todas as dúvidas. Como a corretora vai agir como intermediária entre você e a seguradora, você não só pode como deve fazer qualquer pergunta relacionada a apólice de seguro.
Passo 9: Assine o contrato
Feito isso, chegou o momento de você assinar o contrato para garantir a sua segurança e da sua família. Se nessa etapa ainda existir dúvidas, leia as cláusulas do contrato novamente e verifique se as coberturas presentes na apólice realmente atendem ao que você precisa.
Ana Terra Seguros: a escolha certa para você e sua família
A Ana Terra Corretora de Seguros foi fundada há mais de 27 anos na cidade de Constantina, RS. Desde então, vem protegendo e promovendo a segurança aos seus clientes por meio da comercialização de seguros e prestação de serviços. Conta com uma equipe de colaboradores preparados para dar suporte e assistência sempre que necessário.
Os produtos comercializados pela Ana Terra buscam atender todos os perfis de cliente, sendo divididos em pessoa física, pessoa jurídica e produtor rural.
Para pessoa física oferece opções como seguro auto, seguro residencial, seguro individual e seguro viagem. Também, previdência privada, seguro para equipamentos portáteis, proteção educacional e RC Profissional.
Para as empresas disponibiliza seguros que protegem a frota de veículos, seguro odontológico, saúde e seguro empresarial. Não só isso, seguro condomínio, seguro em grupo, seguro para máquinas e equipamentos, entre outros. Já para o produtor rural oferece opções como seguro multirrisco rural, seguros para máquinas e implementos agrícolas e inclusive seguro agrícola.
Desde que abriu suas portas, a Ana Terra Seguros tem como foco atender todas as necessidades dos clientes e garantir a proteção máxima de pessoas. Por isso, ao longo de mais de 27 anos de atuação, procurou fortalecer e expandir suas operações, sua marca e se especializou em seguros.
Se você ainda não possui uma corretora de confiança, entre em contato com a nossa equipe e veja como nossos produtos podem ajudar. Ou, se preferir, continue lendo nosso blog e fique por dentro de todas as novidades!