Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Por que o Seguro Patrimonial é tão importante?
Todo mundo que já comprou um terreno, investiu em um imóvel ou abriu uma empresa sabe o quão difícil é conquistar as coisas.
Muitas pessoas passam anos juntando suas economias para comprar uma casa/apartamento, outras precisam pegar empréstimos e pagar juros altíssimos apenas para abrir um negócio… Enfim, não importa qual é o tamanho do sonho, o preço para tirá-lo do papel é alto.
E, como conquistar os sonhos e objetivos pode ser difícil, é natural que a primeira reação seja querer proteger cada uma das conquistas. Ou seja, fazer o que estiver ao alcance para impedir que roubos, acidentes ou qualquer outro tipo de sinistro faça o bem móvel ou imóvel perder valor.
Até alguns anos atrás não havia um jeito prático de protegê-los. No entanto, desde que o mercado de seguros surgiu, ficou mais fácil para as pessoas resguardar a vida, seus familiares e o patrimônio contra riscos.
Quer proteger os seus investimentos, mas não sabe o jeito certo de fazer isso?
Veja, neste post, o que é Seguro Patrimonial, como funciona e por que ele é importante. Também, quais são as principais coberturas dentro do seguro e como é possível economizar na contratação.
Boa leitura!
Seguro Patrimonial: o que é?
O Seguro Patrimonial é uma modalidade de seguro destinada à pessoa física ou jurídica que pretende resguardar o patrimônio contra incidentes. Protege imóveis e bens móveis como, por exemplo, eletrodomésticos e eletroeletrônicos contra sinistros como incêndio, vendaval e roubo.
Geralmente, a pessoa que investe em um Seguro Patrimonial quer assegurar o sucesso do seu empreendimento ou evitar gastos desnecessários com consertos e reparações. Também reduzir os riscos da atividade empresarial ou garantir a segurança do bem em qualquer situação.
Há seguros patrimoniais exclusivos para residências (Seguro Residencial), condomínios, empresas (Seguro Empresarial), equipamentos industriais, etc. E estes funcionam, de certa forma, como qualquer outro tipo de seguro.
A pessoa contrata uma apólice, escolhe as coberturas que vai querer nela e estabelece as condições de pagamento do prêmio.
Uma vez que o empresário ou proprietário do imóvel entende a importância de resguardar o seu investimento, ele percebe que investir em um Seguro Patrimonial é a melhor alternativa para garantir o máximo de proteção.
Importância do Seguro Patrimonial
Todo mundo sabe que, se tratando de um imóvel, o investimento nunca é baixo. Levantar um prédio comercial, comprar um terreno, construir um condomínio, abrir uma empresa, enfim. Tudo isso requer esforço e exige uma soma significativa de dinheiro, não é?
Como nesses casos o investimento é alto, é normal que a pessoa que construiu, alugou ou comprou um imóvel queira preservar esse patrimônio contra qualquer tipo de incidente. Afinal, não quer correr o risco de perder o investimento nem assistir o seu bem perdendo valor por conta de danos.
Por existir essa preocupação constante, em querer proteger os bens à todo custo, é que o Seguro Patrimonial se torna indispensável para as pessoas. Isso porque protege e resguarda as conquistas de cada indivíduo contra riscos.
Principais coberturas do Seguro Patrimonial
O mais interessante do Seguro Patrimonial é que, na contratação de um Seguro Residencial ou Seguro Empresarial, a pessoa pode montar uma apólice personalizada que atende às suas necessidades.
Ou seja, dentro da apólice pode inserir somente as coberturas de sua preferência, o que torna esse tipo de seguro acessível para qualquer bolso.
Abaixo, veja quais são as principais coberturas do Seguro Patrimonial:
- Incêndio, queda de raio e explosão: quando dentro da área do terreno ou imóvel (condomínio, casa, prédio comercial, etc), o Seguro Patrimonial protege o investimento contra riscos de incêndio, queda de raio e explosões.
Além das coberturas básicas, a pessoa ainda pode contratar coberturas adicionais contra:
- Queda de aeronave;
- Impacto de veículos;
- Vendaval, furacão e ciclone;
- Perda ou pagamento de aluguel;
- Danos elétricos;
- Equipamentos eletrônicos;
- Roubo e furto de bens;
- Pagamento de despesas fixas quando o imóvel precisa ser desocupado;
- Danos morais;
- Anúncios luminosos;
- Ruptura de tubulações;
- Quebra de vidros, mármore e granito;
- Responsabilidade Civil;
- Assistência 24 horas.
Como o Seguro Patrimonial é calculado?
O cálculo do Seguro Patrimonial tem como base o valor em risco do bem. Assim sendo, não basta apenas definir o imóvel segurado como sendo uma casa, escritório, restaurante ou loja.
É preciso especificar detalhes sobre a localização, qual atividade é desempenhada dentro do imóvel e se existem móveis, utensílios e eletrodomésticos dentro da empresa, condomínio ou residência.
Também é preciso informar se o local possui histórico de sinistros, e se existe a possibilidade de ocorrer um novo incidente próximo a esse bem. Por exemplo:
- O estabelecimento está localizado em uma zona de risco da cidade;
- O índice de assaltos nas imediações é alto;
- Já ocorreram deslizamentos ou alagamentos na região.
Por envolver uma série de fatores, é normal que o cálculo do seguro sofra variações em cada seguradora. Sendo assim, o indicado é conversar com uma corretora de seguros experiente para solicitar uma cotação para o seu caso. E, a partir daí, fazer uma análise sobre o investimento.
Quer descobrir qual é o valor do Seguro Patrimonial do seu bem móvel ou imóvel? Então solicite uma cotação!
Quais são as vantagens de contratar esse tipo de seguro?
Algumas pessoas acreditam que a única vantagem do Seguro Patrimonial é a garantia de proteção dos investimentos. Mas, será que é apenas isso ou existem outros benefícios que o segurado pode obter?
Abaixo, veja outras 3 vantagens de contratar esse tipo de seguro:
#1. Maior segurança financeira
A pessoa que investe em um seguro patrimonial garante mais segurança financeira. Isso porque passa a ficar mais tranquila em relação aos seus investimentos, e direcionar todo o seu foco e atenção para levantar recursos em outros projetos.
Por exemplo, digamos que você é empresário e possui um restaurante. Como sabe que seguro está protegendo o seu investimento, você pode ficar mais tranquilo quanto ao planejamento financeiro e estudar a possibilidade de abrir uma filial.
Ou, investir em tecnologias para otimizar o atendimento ao cliente ou buscar novas oportunidades para aumentar o seu faturamento.
#2. Apoio no planejamento financeiro
Todo mundo precisa ter uma reserva de emergência. Ainda mais quando existe a possibilidade de acontecer algum imprevisto ou acidente com o seu bem móvel ou imóvel.
No entanto, isso não quer dizer que você precisa depender unicamente dessa reserva, nem que precisa gastar todas as suas economias em consertos ou reparos.
Seja você um empresário ou investidor, se tiver o Seguro Empresarial ou Seguro Residencial, você pode acionar a seguradora para cobrir os gastos relacionados a um sinistro.
Nesse caso, pode manter o seu planejamento financeiro em dia e manter o valor da sua reserva guardado para outras situações. Ou, se preferir, usar para fins ou objetivos mais importantes.
#3. Blindagem do orçamento no caso de imprevistos
Acidentes podem acontecer há qualquer momento, e ninguém deveria esperar eles acontecerem para pensar em uma forma de resolvê-los.
Sem planejamento financeiro ou reserva de emergência, as pessoas podem acabar com todo o orçamento comprometido. Algo prejudicial para um empresário que acabou de abrir um negócio, ou um investidor que financiou uma casa.
Investir em um Seguro Patrimonial é melhor forma de blindar o orçamento. Afinal, mesmo que ocorra um imprevisto com o bem, a pessoa não precisa se preocupar em gastar suas economias ou pedir empréstimos para arcar com os danos.
Como economizar na contratação de um Seguro Patrimonial?
Agora que você já chegou até essa parte do texto deve estar se perguntando: “é possível economizar na contratação do Seguro Patrimonial?” Sim, é possível! Basta conferir as dicas abaixo:
Dica 1 – Pesquise
Se você quer mesmo economizar na contratação, não existe outra forma de conseguir isso a não ser pesquisando.
Assim sendo, faça uma pesquisa junto ao corretor de seguros de sua confiança para se inteirar mais sobre o assunto, entender as condições do seguro e ver como funcionam os termos de um contrato.
Você ainda pode pedir para o corretor solicitar cotações em várias seguradoras para descobrir quais são as condições mais acessíveis para o seu bolso.
Dica 2 – Prevenção de riscos
Se o empresário tem uma prevenção de riscos dentro da empresa, é possível que ele consiga alguns descontos em algumas coberturas. Isso porque, com um programa de segurança no trabalho ou sistemas de segurança instalados, o risco de ocorrerem roubos, furtos ou outros tipos de sinistro pode ser bem menor.
Uma vez que já investe em equipamentos e programas de proteção, as seguradoras podem ver isso como uma vantagem e, assim, oferecer descontos.
Seguro Residencial e Seguro Empresarial: qual a diferença?
O Seguro Patrimonial funciona como uma carteira de produtos.
Nesta carteira são oferecidos produtos para proteger residências, empresas e condomínio. Que, neste caso, são o Seguro Residencial e Seguro Empresarial.
O Seguro Residencial é direcionado à pessoa física que quer proteger um imóvel como, por exemplo, casa ou apartamento.
A partir do seguro básico (contra incêndio, queda de raio e explosão), a pessoa pode solicitar coberturas adicionais:
- Queda de aeronaves;
- Danos elétricos;
- Impacto de veículos;
- Quebra de vidros;
- Perda ou pagamento de aluguel;
- Responsabilidade civil familiar;
- Roubo e furto de bens;
- Vendaval, furacão, ciclone, tornado, granizo e fumaça;
- Danos morais;
- Ruptura de tubulações;
- Assistência domiciliar 24h.
O Seguro Empresarial, por outro lado, é direcionado à pessoa jurídica que quer proteger a empresa contra riscos e acidentes. Assim como no Seguro Residencial, essa modalidade de seguro oferece cobertura básica contra incêndio, queda de raio e explosão. Mas cobre, também, tumulto.
As coberturas adicionais desta categoria são:
- Vendaval, furacão e ciclone;
- Danos elétricos;
- Equipamentos eletrônicos;
- Roubo de bens;
- Pagamento de despesas fixas quando o imóvel precisa ser desocupado;
- Danos morais;
- Anúncios luminosos;
- Quebra de vidros, mármore e granito;
- Responsabilidade Civil;
- Assistência 24 horas.
Veja aqui por que a sua empresa precisa investir em um seguro empresarial hoje!
Como escolher o Seguro Patrimonial certo?
Se você quer escolher o Seguro Patrimonial certo você precisa analisar primeiro quais são as suas necessidades. Colocar na balança o que você quer proteger — se um terreno, uma casa ou empresa —, e decidir o quanto está disposto a investir nessa proteção.
Decidido isso, é hora de verificar quais coberturas atendem as suas necessidades. A sua empresa é um restaurante? Possui bens de valor dentro do imóvel? Então o Seguro Empresarial com as coberturas adicionais “Roubo de bens”,“Quebra de vidros, mármore e granito” e “Assistência 24 horas” seja a melhor alternativa.
Já se você for um pai de família e viaja muito a trabalho, pode ser que o Seguro Residencial com as coberturas adicionais “Danos elétricos”, “Quebra de vidros”, “”Roubo e furto de bens”, “Ruptura de tubulações” e “Assistência domiciliar 24h” seja o mais indicado.
No fim, o Seguro Patrimonial certo é aquele que vai atender as suas necessidades. Que vai te dar a garantia de estar protegido, e que vai te auxiliar financeiramente em qualquer momento de dificuldade.
Já sabe qual é o Seguro Patrimonial certo ou ainda ficaram dúvidas sobre o assunto e precisa de ajuda? Se for esse o caso, entre em contato com a equipe da Ana Terra para ajudar!